A Pinakotheke Cultural abrirá para o público no dia 21 de outubro de 2024 a exposição Ana Holck – Ensaios Lineares, com aproximadamente 20 trabalhos da artista carioca Ana Holck (1977), que percorrem sua produção de 2006 até agora, incluindo quatro trabalhos inéditos criados em 2024. Com curadoria de Francesco Perrotta-Bosch, as obras ocuparão o segundo andar expositivo da Pinakotheke Cultural, permitindo ao público acompanhar o percurso da artista nas séries Laçados (porcelana e aço inox), Grades (porcelana), Pontes Cerâmicas (porcelana e concreto moldado), Perimetral (cerâmica esmaltada), Passarelas (alumínio pintado e cabos de aço) e Pontes Vinílicas (acrílico e vinil adesivo). Nos jardins da Pinakotheke Cultural estarão duas grandes esculturas, Torres Armadas I e II (2012), em concreto e aço, com 2,80 metros de altura.
Francesco Perrotta-Bosch destaca que, em vários trabalhos, Ana Holck “desestabiliza a harmonia entre as partes tão almejada desde a Era Clássica até a Modernidade na arquitetura”. O curador salienta que Entrocados: Canto VI (2024), “perturba os fundamentos da arquitetura”. Ele observa que “quando Ana Holck decide pelo encontro de duas paredes, ela ocupa uma posição por milênios preenchida pelas pilastras, as quais, segundo o vocabulário arquitetônico clássico, são encimadas por capitéis. Tais formas não são adornos, mas advêm de séculos de aprimoramento geométrico dos helênicos para o encontro das proporções áureas de decrescimento do raio do círculo, objetivando uma espiral mais perfeita do que a encontrada em um caracol na natureza. Um tanto empiricamente, ou talvez pelo subconsciente, Holck desmesura esse modelo geométrico”, afirma Perrotta-Bosch. “O cânone arquitetônico de busca do perfeito equilíbrio da forma é rechaçado na sua combinação de porcelana e aço inox”.
“Nos Laçados, a exacerbação dos giros e das elipses não é uma operação barroca, porque não é proliferação para reafirmação, mas gestualidade de obsessiva contestação às regras. A arquitetura incomoda Ana; e, por sua vez, Ana desafia a arquitetura”, conclui o curador.
© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0
Desenvolvido por heyo.com.br