A exposição, em cartaz na Mendes Wood DM, em Paris, reúne as obras de Amadeo Luciano Lorenzato com trabalhos de artistas contemporâneos como Lucas Arruda, Sanam Khatibi, Patricia Leite, Paula Siebra, Marcos Siqueira, Erika Verzutti e Castiel Vitorino Brasileiro. A mostra propõe um diálogo entre a singularidade de Lorenzato e as práticas desses artistas.
Lorenzato, que viveu grande parte de sua vida em Belo Horizonte, capturava em suas pinturas paisagens locais e o ambiente urbano. Ele rejeitava rótulos como “modernismo”, “primitivismo” ou “arte naif”, desenvolvendo uma abordagem livre que unia abstração e figuração. Seus materiais eram simples, como pigmentos locais, e suas técnicas criativas, como o uso de pentes para texturizar a tinta, traziam uma originalidade marcante às suas obras.
A exposição também destaca como artistas contemporâneos, como Patricia Leite e Lucas Arruda, dialogam com o trabalho de Lorenzato, principalmente em suas representações de luz e paisagens. Erika Verzutti e Marcos Siqueira, por outro lado, trazem a materialidade e a textura em suas obras de maneira que remete ao tratamento sensorial das superfícies nas pinturas de Lorenzato.
© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0
Desenvolvido por heyo.com.br