Vista da exposição “Alles in Allem” na Cassina Projects. Foto: Reprodução / Divulgação
Entre os diversos meios explorados pelos irmãos Tobias, esta exposição estabelece um diálogo entre um conjunto de cerâmicas vitrificadas — posicionadas no centro do espaço expositivo — e um novo corpo de trabalhos em parede que as circunda.
Dispostas como se estivessem sobre pedestais brancos e dialogando entre si, as peças cerâmicas se apresentam como criaturas com corpos austeros, de formas geométricas, e cabeças intensamente trabalhadas, de cores vivas. No cruzamento entre figuras humanas e seres enigmáticos, parecem emergir de um imaginário folclórico que permeia a prática dos Tobias. Batizadas de Spardose, essas figuras carregam uma ambiguidade oblíqua, marcada por um véu de ironia profana.
Nas paredes, um novo conjunto de obras sobre tela combina, com intimidade e precisão, técnicas que os artistas vêm desenvolvendo ao longo de sua trajetória, como desenho, colagem, xilogravura colorida e pintura. Ao recorrer a símbolos e referências históricas de épocas anteriores, essas composições refinadas ampliam o repertório estético da dupla.
A sequência de temas e detalhes extraídos de recortes colados transmite uma sensação de solenidade e sacralidade, evocando elementos como ex-votos, memento mori e motivos de vanitas.
Presença recorrente na exposição e constante ao longo da obra dos artistas, os pássaros surgem como símbolos de transcendência e mensageiros do mundo espiritual, instigando reflexões sobre a precariedade da vida e a transitoriedade dos bens terrenos.
De modo geral, os trabalhos em exibição evocam um cenário híbrido, onde esculturas antropomórficas e composições em camadas negociam os limites sutis entre os mundos físico e metafísico.
© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0
Desenvolvido por heyo.com.br