Alien
Curadoria de Yesiyu Zhao
O conceito de alienígena é um construto complexo e multifacetado, que entrelaça ideias de alteridade, estranhamento e o desconhecido. A exposição Alien, com curadoria da artista da galeria Yesiyu Zhao, reúne mais de 40 artistas da diáspora asiática, que trabalham globalmente em uma diversidade de mídias, para explorar e articular os significados sutis associados ao alienígena e à alienação em suas inúmeras formas—abrangendo contextos culturais, sociais e políticos. Aqui, o termo “alienígena” transcende o campo da ficção científica, capturando as realidades frequentemente duras do deslocamento, imigração e o sentimento pervasivo de ser um outsider em qualquer ambiente.
Por meio de suas obras, esses artistas interrogam e iluminam as dimensões multifacetadas do que significa ser alienígena no mundo contemporâneo. Eles oferecem insights sobre as experiências vividas e os desafios existenciais enfrentados por aqueles que navegam, e talvez até mesmo abraçam, as condições mutáveis e conflitantes de ser alienígena.
Desenvolvida nos últimos dois anos, a exposição inclui artistas de diversas cidades da Ásia, dos Estados Unidos e da Europa. As obras viajaram para Miami vindas de locais como Antuérpia, Austin, Bangcoc, Pequim, Berlim, Brooklyn, Chicago, Hong Kong, Huangshan, Londres, Los Angeles, Nova York, Newark, Seul, Xangai e Tóquio. A exposição é historicamente significativa como a primeira pesquisa sobre a diáspora asiática em Miami, seja em museu ou galeria. Este olhar multifacetado sobre criadores da Ásia e de ascendência asiática é oportuno, enquanto a galeria se aproxima de 20 anos de inovação em descobertas conceituais e artísticas.
© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0
Desenvolvido por heyo.com.br