O Pirelli HangarBicocca apresenta A Seed Under Our Tongue, a primeira grande retrospectiva italiana de Saodat Ismailova (Tashkent, Uzbequistão, 1981), uma das artistas contemporâneas mais aclamadas da nova geração, que trabalha na interseção entre cinema, som e arte visual. Seus filmes e instalações, com uma iconografia marcante e narrativas hipnóticas, evocam o poder da natureza, o legado da colonização e a delicada relação entre humanidade e meio ambiente. Explorando a memória coletiva, o conhecimento ancestral e a representação da feminilidade, suas obras se baseiam no patrimônio sociopolítico e cultural da Ásia Central para refletir sobre valores universais.
Com novas obras comissionadas pelo Pirelli HangarBicocca, a exposição marca a primeira grande mostra institucional de Saodat Ismailova na Itália. Apresentando trabalhos de suas duas décadas de carreira, incluindo filmes, esculturas e instalações, o ambiente espacial foi projetado especialmente para a exposição. Focando no conceito e nas implicações da transmissão—seja de conhecimento, histórias, memórias ou paisagens—a mostra constrói diferentes narrativas, criando uma atmosfera complexa e multifacetada. Os visitantes são imersos nas realidades culturais, sociais e políticas da Ásia Central através de uma sobreposição intrincada de memórias, paisagens, imagens pessoais e coletivas e do tempo.
Saodat Ismailova é cineasta e artista da primeira geração pós-soviética do Uzbequistão. Entrelaçando memórias, mitos, rituais e sonhos ao cotidiano, seus filmes exploram a rica e multicamada cultura de sua região, situada no cruzamento de diferentes realidades, migrações e legados coloniais. Através de sua história pessoal, Ismailova mergulha na dimensão coletiva da memória e na resistência global ao impacto da atividade humana no meio ambiente. Sua pesquisa abrange o conhecimento ancestral, práticas tradicionais e histórias mais recentes. Por exemplo, ela incorpora filmagens de arquivo ou elementos têxteis de tradições vernaculares que permitem a continuidade de atividades artesanais ameaçadas de desaparecer. Ao fazer isso, Ismailova recontextualiza o passado colonial e a questão da identidade na região, combinando mitos e práticas animistas com os sonhos das pessoas que habitam essas terras.
“Eu acho que o cinema é como um vaso que carrega e lembra de tudo”, afirma Ismailova.
O título da exposição, A Seed Under Our Tongue (Uma Semente Sob Nossa Língua), refere-se diretamente às novas obras apresentadas, incluindo o filme recém-editado Arslanbob (2023-24) e as esculturas relacionadas, como a semente dourada de Amanat (2024) e o molde em resina de uma caverna em The Mountain Our Bodies Emptied (2024). Inspirada em uma narrativa oral—sobre uma semente de tâmara escondida sob a língua e transmitida através de diferentes épocas e povos até ser transformada—a exposição reúne doze obras, incluindo seis filmes e sete esculturas, que exploram a questão da transmissão e a ideia, nas palavras da artista, de “que somos responsáveis pelas sete gerações que nos precederam e pelas sete gerações que virão depois de nós.”
Coincidindo com a exposição no Pirelli HangarBicocca, será publicada no outono de 2024 uma monografia abrangente sobre a artista, editada por Roberta Tenconi. O volume traçará a prática de Ismailova sob diversas perspectivas, incluindo ensaios e contribuições temáticas de estudiosos e críticos internacionais.
© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0
Desenvolvido por heyo.com.br