JanainavTschape, “Spaziegange III”, 2018 – Divulgação
A galeria Quadra apresenta A Poeira Terrível, exposição coletiva com curadoria de Victor Gorgulho, que reúne obras de Alexandre da Cunha, Ana Cláudia Almeida, Arorá, Francisco Trêpa, Iagor Peres, Gabriel Ribeiro, Janaina Tschäpe, Lucia Koranyi, Marcelo Pacheco, Raphael Tepedino e Thomaz Rosa.
Partindo de uma narrativa ficcional — embora não tão distante do real — a mostra se ancora na imagem de uma São Paulo futura, coberta por uma espessa e misteriosa nuvem de poeira. Fruto de colapsos ambientais e transformações irreversíveis nas paisagens da Terra (ou da chamada T.A., “Terra Arrasada”), esse cenário pós-apocalíptico serve como mote para pensar os estados de suspensão, ruína e reinvenção que atravessam a sensibilidade contemporânea.
Com trabalhos que mobilizam distintos suportes — escultura, pintura, instalação, desenho e performance —, os artistas reunidos respondem a esse ambiente de mutação climática e simbólica. O ponto de partida curatorial ecoa a exposição Heat (2022), também realizada pela Quadra, no Rio de Janeiro, que especulava sobre uma onda de calor transformadora. Em A Poeira Terrível, o vetor climático é invertido: da incandescência à opacidade, da queima ao acúmulo, da luz ao entulho.
Cada obra em exibição participa dessa ficção atmosférica por meio de operações materiais que sugerem reorganizações do visível, do sensível e do político.Há, nos gestos e práticas dos artistas, uma atenção à densidade das coisas — suas texturas, resíduos, silêncios, vibrações — como formas de escrita do mundo e suas formas de existência num tempo que parece já não mais nos pertencer.
© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0
Desenvolvido por heyo.com.br