Leonardo Damonte, da série Anomalías, 2024 – Crédito: Divulgação / Aura Galeria
A Aura inaugura a exposição “A Constância da Cor” individual do artista Leonardo Damonte (Mercedes/Argentina, 1978), sua primeira mostra individual no Brasil. Acompanhada do texto crítico de Marcio Harum, a mostra exibida no térreo da galeria reúne um conjunto de 8 obras criadas em 2024.
Damonte parte do contexto banal para pesquisar questões formais da arte. Para a criação dos trabalhos apresentados na galeria, ele manipulou objetos cotidianos como vassouras, tábuas de passar roupa, correntes e bóias, combinando-os com luzes fluorescentes, a fim de reconfigurá-los em esculturas unificadas e fixadas na parede.
Nestas séries, Leonardo centrou-se em tonalidades de amarelo, laranja e azul, associadas a uma estrutura simétrica, que provocam um forte impacto visual. O resultado é uma estética tão futurista, quanto nostálgica, por se apoiar num futuro tecnológico sonhado e idealizado décadas atrás, mas que não corresponde exatamente com o que vivemos hoje. Damonte consegue capturar essa dissonância temporal, fazendo-nos refletir sobre como esse passado de ficção ainda influencia o nosso olhar sobre o presente.
Nas palavras de Harum, o artista “desenvolveu um léxico próprio de dispositivos, construções e realidades duchampianas com desenhos geométricos, moldes e aparatos. As qualidades da presença escultórica e lumínica de seus trabalhos sinalizam recorrentes indagações junto à audiência: ‘para que serviria isto, e qual seria tal finalidade?’”
Na ocasião da abertura, Leonardo Damonte e Márcio Harum estarão presentes para uma conversa com o público sobre poética e criação das obras apresentadas.
© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0
Desenvolvido por heyo.com.br