A série de Talks promovida todos os anos pela SP-Arte é uma importante plataforma de debates que reúne artistas, curadores e colecionadores para discutir os assuntos mais relevantes da arte contemporânea e do mercado. Neste ano, os encontros gratuitos acontecem no auditório do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM). Confira a programação!
05/04, 16h-17h: A iniciativa privada no setor cultural
- Especialistas convidados discutem caminhos possíveis para o intercâmbio entre os setores privado e institucional. Com a presença de Marcos Amaro, artista e diretor da Fundação Marcos Amaro, e Silvio Frota, colecionador e fundador do Museu de Fotografia de Fortaleza.
06/04, 16h-17h: Perspectivas dissidentes da arte latino-americana
- Paulo Miyada, curador do Instituto Tomie Ohtake e curador-adjunto da Bienal de São Paulo 2020, se aprofunda em tópicos históricos do estudo da arte latino-americana, abordando-os por um viés alternativo. Em diálogo, José Esparza Chong Cuy, curador da exposição “Jonathas de Andrade: One to One” (MCA Chicago) e integrante do time curatorial da exposição “Lina Bo Bardi: Habitat” (Masp), comenta a retomada da internacionalização da arte brasileira e latino-americana. A mesa conta com mediação da chilena Alexia Tala, curadora do setor Solo, focado nesta edição na América Latina.
06/04, 17h30-18h30: A instituição de arte na contemporaneidade
- Benjamin Seroussi, da Casa do Povo, e Fernanda Brenner, do Pivô, comentam suas experiências à frente de instituições artísticas de formatos inovadores.
07/04, 11h-12h: Brasil desamparado e a cidadania em construção
- Josué Mattos, vencedor do Prêmio Marcantonio Vilaça na categoria curadoria, conversa com Clarissa Diniz, curadora que o acompanhou durante seu processo de pesquisa para a exposição “Verzuimd Braziel – Brasil desamparado” (2018).
07/04, 15h-16: Para onde vamos? Inovações no mercado de arte
- Os últimos anos têm se mostrado de grande transformação no mercado artístico, e com esse crescimento vem também novas fronteiras de prática e desdobramento. Carol Pino, representante do mercado latino-americano da Artsy.net, e convidado a confirmar discutem os potenciais de transformação do mercado de arte, em específico na América Latina. A mesa tem mediação da pesquisadora Ana Letícia Fialho.
07/04, 16h30-17h30: Novas narrativas curatoriais no Brasil
- Os antropólogos Hélio Menezes e Lilia Schwarcz, do time curatorial da mostra “Histórias afro-atlânticas” (Masp), e Diane Lima, curadora do Valongo Festival Internacional da Imagem (2018), comentam sobre a inclusão de artistas até então excluídos da narrativa canonizada da história da arte. Essa busca tem tido ressonância na visibilidade de pesquisadores dedicados ao assunto e curadorias focadas nessa revisão, desde portes menores até grandes exposições institucionalizadas.