A exposição intitulada Alienarium 5 é a construção de um ambiente que convida o visitante a pensar em possíveis encontros com seres extraterrestres. A artista francesa Dominique Gonzalez-Foerster não fazia uma exposição individual em Londres desde 2008 e agora, depois de mais de duas décadas de estudo e pesquisa sobre ficção científica e vida alienígena, cria uma exposição específica para o espaço da Serpentine South Gallery, em Londres.
Como o objetivo desta mostra era criar narrativas alternativas e dimensões temporais e psicológicas diversas para que o visitante pudesse realmente experimentar este “encontro” com mundos alienígenas, a artista usou uma extensa gama de referências de música, literatura, filmes, arquitetura e cultura pop para reproduzir os ambientes. Além disso, também contou com a colaboração de outros artistas como o escritor Paul B. Preciado, o músico Julian Perez e o perfumista Barnabé Filion que a ajudaram a construir as experiências sensoriais e imersivas que ela almejava.
A Serpentine é conhecida entre os visitantes frequentes por não ser somente um espaço de exposição de arte, mas também uma espécie de casa de chá ou um lugar descontraído para encontrar amigos. A mostra de Gonzalez-Foerster, que traz esta ideia de encontros e relações com alienígenas, estabelece um diálogo interessante entre o ambiente da galeria e o que o visitante encontrará na exposição. Como se na próxima visita à galeria, além de encontrar amigos, encontrassemos outros seres, vindos de outros mundos e dimensões.
Serviço:
Alienarium 5
Local: Serpentine South Gallery
Endereço: London W2 3XA, Inglaterra
Data: 14 de abril a 4 de setembro de 2022
Funcionamento: Terça a domingo das 10h às 18h
Ingresso: Grátis