A mostra coletiva Birico – Poéticas autônomas em fluxo segue no Sesc Bom Retiro, em São Paulo, até o dia 27 de fevereiro! A exposição reúne trabalhos de artistas que formam parte do coletivo Birico, um projeto de solidariedade entre artistas criado para arrecadar fundos para ações sociais na região da Cracolândia. As obras foram produzidas por nomes da arte contemporânea, como Renata Felinto, Aline Motta, C. I. Salvaro e Monica Ventura; por artistas urbanos, como Mundano; e também artistas veteranos bastante conhecidos na região do bairro da Luz, como Yori Ken e Índio Badaross! Também são apresentados na mostra registros de ações sociais organizadas pelo coletivo, fazendo paralelos com recortes históricos que funcionam quase como uma linha do tempo.
Ao todo, a exposição recebe 158 obras de 40 artistas que participam de ações solidárias e coletivas feitas na região que o Birico atua, também permeadas de intervenções poéticas, de reivindicação social, olhares coletivos a respeito do fazer artístico, da paisagem urbana e da resistência das pessoas e coletivos locais.
O nome do coletivo, Birico, é utilizado para falar sobre a solidariedade entre artistas que atuam para fortalecer projetos na região. Segundo Julio Dojcsar, integrante da comissão curatorial da exposição, Birico é resultado de laços longínquos de parceria. “A formação do coletivo só foi possível pela confiança estabelecida nas contínuas ações executadas desde 2008, sejam elas de afeto e reconhecimento humano ou de uso da prática artística urbana como protesto ou instrumento para o cuidado do próximo”, comenta.