A Pinacoteca de São Paulo apresenta a exposição “Coleções em Diálogo: Museu Histórico Nacional e Pinacoteca de São Paulo”, no segundo andar da Pina Luz. Com curadoria de Valéria Piccoli, curadora-chefe da Pinacoteca, e Paulo Knauss, diretor do Museu Histórico Nacional (Rio de Janeiro), a coletiva apresenta uma seleção de obras dos dois museus, incluindo telas em grande formato e em papel inéditas ou pouco vistas pelo público geral, como parte do programa desenvolvido pela Pinacoteca que propõe criar novas interpretações sobre as coleções das instituições, ao contrapor obras de seus acervos.
Para ambos os curadores, o ineditismo da mostra concentra-se mais em identificar recortes de gêneros pouco conhecidos da pintura e na relação dos conjuntos apresentados que nas peças individuais. Boa parte do conjunto dos dois acervos foi selecionada por sua associação direta, a exemplo das esculturas de Rodolpho Bernardelli (1852-1931), das quais o Museu Histórico Nacional detém exemplares de caráter cívico, como a maquete do monumento ao General Osório, que hoje se situa na Praça XV de Novembro, no centro do Rio, e de Baptista da Costa, cujas obras podem ser encontradas na coleção das duas instituições. Para finalizar, a última sala é dedicada à pintura como instrumento para documentação de patrimônio histórico, que arremata, com um laço final, os dois acervos, uma vez que a Pinacoteca possui, em seu acervo, diversas pinturas com esse perfil.
Artista: Frei Agostinho de Jesus, Pedro Américo, Rodolpho Bernardelli, Johann Moritz Rugendas, Aurélio de Figueiredo, Arnaud Julien Pallière, Gustavo Dall’Ara, Leandro Joaquim, Edoardo de Martino, José dos Reis Carvalho, Manoel de Araújo Porto-Alegre, Paulo Vergueiro Lopes de Leão, João Baptista da Costa, entre outros.
Coleções em Diálogo: Museu Histórico Nacional e Pinacoteca de São Paulo
Curadoria: Valéria Piccoli e Paulo Knauss
Abertura: 06/10/18, 11h
Visitação: até 28/01/19; quarta a segunda, 10h-18h
Pinacoteca: Praça da Luz 2, São Paulo. Ingressos: R$ 6,00 (entrada); R$ 3,00 (meia-entrada). Gratuito aos sábados