Colaborações inéditas de Smék e Setúbal são inauguradas na Central Galeria

A nova exposição, chamada “Opositores”, parte da brincadeira de “guerra de polegares” para pautar tensões políticas do país

por Giovana Nacca
1 minuto(s)
Dora Smék e Paul Setúbal
Dora Smék e Paul Setúbal – “Opositores – movimento 4”, 2017

Refletindo o momento de crescentes tensões sociais no Brasil, a dupla de artistas Smék e Setúbal apresenta uma série de esculturas criadas colaborativamente em 2017, até então inéditas. Sob o título Opositores, a exposição conta com texto crítico de Benjamin Seroussi e é inaugurada às vésperas das eleições na galeria paulista Central em parceria com a Casa Triângulo.

Ao visitar você se deparará com correntes que atravessam o espaço expositivo em diferentes direções, criam obstáculos de passagem e acentuam ainda mais a relação de oposição entre os objetos. As esculturas de bronze nas extremidades foram concebidas a partir dos moldes das mãos dos artistas, que as posicionaram como no jogo infantil de “guerra de polegares”, cujo objetivo é capturar o polegar do outro usando apenas o seu próprio. No trabalho de Smék e Setúbal, porém, o movimento dos dedos não aponta nenhum vencedor: cristaliza-se o momento da disputa, dilatando a sensação de impasse e tensão permanente.

Sendo assim, a ideia do projeto instalativo é ampliar o debate a respeito da democracia e das polaridades políticas, éticas e territoriais. 

Serviço

dora smék + paul setúbal: opositores

Local: Central Galeria
Endereço: Rua Bento Freitas, 306 – Vila Buarque – São Paulo, SP
Data: De 1º de outubro até 11 de novembro de 2022
Funcionamento: De segunda a sexta, das 11h às 19h. Aos sábados, das 11h às 17h.
Ingresso: grátis

Você também pode gostar

© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0

Desenvolvido por heyo.com.br