A Bvlgari Studio, uma plataforma que une criadores contemporâneos para reinterpretar os ícones da marca, chegou ao Brasil na última semana apresentando novos designs de joias Tubogas em uma Pop-In Shop dedicada à coleção no Shopping Cidade Jardim, em São Paulo. Inspirada pela coleção, que introduz 16 peças que refletem o brilho do ouro amarelo e a tradição da Maison desde os anos 50, a instalação interativa de Leandro Vigas foi o ponto alto do evento.
A obra cria efeitos dinâmicos de luz em uma estrutura de 10 metros de comprimento, a partir dos movimentos captados ao seu redor, dialogando com os gestos dos espectadores. Com formação em design gráfico e cinema, e atuando profissionalmente no circuito de arte contemporânea desde 2010, o artista brasileiro, representado pela Zipper Galeria, é conhecido por suas instalações que envolvem luz e tecnologia, como foi destacado na exposição FILE no ano passado, em São Paulo.
Segundo Vigas, a maleabilidade das joias artesanais foi um ponto de partida para sua criação: “Eu acho muito interessante como as peças Tubogas, por serem maleáveis, parecem abraçar, envolver o corpo de quem as veste. A partir disso, fui inspirado por essa ideia de como poderíamos abraçar várias pessoas ao mesmo tempo; como criar uma obra em que uma das interações seja a sensação de estar sendo abraçado ou envolto por um elemento”.
A instalação ficará em exposição para o público no espaço Home & Design até 6 de janeiro, somando-se ao repertório global do Bvlgari Studio, que já apresentou contribuições de artistas de diferentes áreas, como a bailarina Isabella Boylston, o músico jamaicano Masego e o artista visual alemão Christopher Bauder.