A artista Beatriz Milhazes inaugurou neste último sábado, dia 16 de setembro, sua mais nova individual na Pace Gallery de Nova York. Intitulada Mistura Sagrada, a exposição apresenta dez enormes telas da artista produzidas entre 2021 e 2022 além de uma de suas famosas esculturas-móbiles. Esta é a primeira mostra da artista na Pace desde que a galeria passou a representá-la em 2020 e a primeira individual em Nova York em quase uma década.
Inspirando-se no modernismo europeu, nas artes decorativas barrocas, no movimento antropofágico brasileiro e em outras fontes históricas, Milhazes é conhecida por conjurar cores e formas energéticas e vibrantes em suas pinturas, colagens, estampas e instalações. O uso de cores e geometria vem do cenário local, do jardim botânico e da floresta da Barra da Tijuca do Rio de Janeiro que se unem ao oceano e à cultura brasileira e que culminam na forma de abstração patenteada da artista: a geometria cromática livre.
“Criar espaços para desenvolver meus pensamentos e explorar ordens complexas e sistemas conceituais me dá prazer. Eu gosto de estar rodeada por um circuito de afetos”, diz a artista. “A geometria da estrutura à minha sensibilidade. Ela a torna em diagonais, padrões, texturas e formas. Meu acesso à diversidade de ferramentas cria uma alegria cromática e um arco poético”, completa. As pinturas em exibição nesta mostra, que medem de cerca 1,5m a 2,5m de largura, ilustram o retorno da artista à pintura, retomada por ela em 2017. Milhazes preenche estes trabalhos com imagens do mundo natural: flores, árvores, totens, sóis e estrelas. Não à toa os títulos destes trabalhos poéticos remetem diretamente seus conteúdos, levando os visitantes a mundos mágicos e naturais.
Serviço:
Beatriz Milhazes: Mistura Sagrada
Local: Pace Gallery NY
Endereço: 540 West 25th Street, Nova York – Estados Unidos
Data: De 16 de setembro a 29 de outubro de 2022.
Funcionamento: De segunda a sábado, das 10h às 18h.
Ingresso: Grátis
Ingresso: Grátis