O novo ano de 2019 já começou mas nós do ARTEQUEACONTECE continuamos trazendo os melhores e mais polêmicos acontecimentos que marcaram o mundo das artes em 2018!
Confira aqui as principais grandes controvérsias entre artistas, feiras, leilões e exposições do ano passado!
12. Mary Boone é condenada por evasão fiscal
11. Obra sobre refugiados é removida da Bienal de Liverpool
9. Vazam áudios perdidos de Francis Bacon criticando seus rivais da Pop Art
8. Jeff Koons é acusado de calote por colecionador
7. Nancy Spector, curadora chefe do Guggenheim, oferece privada dourada à Casa Branca no lugar de pintura de Van Gogh
Em janeiro de 2018 vazaram e-mails trocados entre o departamento de curadoria da Casa Branca – solicitando o empréstimo de uma pintura de Van Gogh para decorar os aposentos privativos de Melania e Donald Trump –, e a curadora-chefe do Guggenheim, Nancy Spector. A curadora escreveu em resposta que “Paisagem com Neve” (1888) estaria indisponível, pois seguiria em breve para exposição no Guggenheim Bilbao. “Fortuitamente”, Spector continuou, um “trabalho maravilhoso” do italiano Maurizio Cattelan (n. 1960) estaria disponível e que o artista gostaria de oferecer a obra em empréstimo: “América” é um vaso sanitário plenamente funcional, forjado em ouro 18k, que ficou em exibição (e uso) no banheiro do quinto andar do museu nova-iorquino por um ano. Spector não quis comentar o conteúdo das mensagens, mas a autenticidade de sua correspondência com a Casa Branca, publicada pelo Washington Post, foi confirmada por porta-voz do museu.
6. Documenta de Kassel: crise financeira, mudanças de liderança e remoção de obra
5. Nan Goldin protesta em museus e universidades que são financiadas pela família Sackler
No ano passado, a artista – que sobreviveu ao vício em opiáceos – fundou a organização P.A.I.N., com o intuito de pressionar e responsabilizar a farmacêutica Purdue Pharma, de propriedade da família Sackler, e combater o que ela chama de super-prescrição da droga. O OxyContin é um dos analgésicos opióides mais receitados no Estados Unidos, causa de uma epidemia que assola o país e que já levou milhares de mortes por overdose. Junto dessa organização, Goldin organizou diversos boicotes e protestos, incluindo uma ação dentro do Metropolitan Museum of Art, em Nova York, e outra no Arthur M. Sackler Museum, na Universidade de Harvard.
4. Ateliê de Ai Weiwei é demolido na China
2. Marina Abramovic é atacada em museu de Florença
1. Museu Nacional, no Rio de Janeiro, é destruído em incêndio