O artista Antonio Obá, nascido na Ceilândia, cidade-satélite de Brasília, é conhecido por explorar, por meio de suas obras marcantes, as relações de influência e contradição dentro da construção social e cultural do Brasil. Com o propósito de explorar o passado colonial que uniu o Brasil aos Países Baixos no século XVII, Obá fez uma intervenção artística em uma igreja em Amsterdã, capital holandesa.
Vale lembrar que, entre 1630 e 1654, a Companhia das Índias Ocidentais ocupou parte da região nordeste do Brasil colônia, batizando o território de “Nova Holanda”. Esta ocupação promoveu o mercado de escravos, contribuindo fortemente para o enorme fluxo migratório transatlântico (involuntário, é claro) da época.
Os afrodescendentes que trabalhavam como soldados ou marinheiros nas expedições da Companhia e as pessoas escravizadas das colônias portuguesas formaram a base da comunidade negra de Amsterdã. Sem falar que o comércio de escravos e a exploração das colônias é indissociável do enriquecimento da capital holandesa.
Oude Kerk significa em holandês “igreja velha” e, como o próprio nome já indica, ela é a igreja mais velha de Amsterdã, cujo edifício foi construído por volta de 1213. Ela é também o cenário escolhido por Obá para investigar questões de identidade racial e políticas por meio de suas instalações.
Ele próprio enfrentou um embate entre sua criação católica e sua origem africana desde muito jovem e toma as suas experiências pessoais como ponto de partida de seu trabalho. Sua obra questiona também o fato de as fundações da cultura e da história da arte brasileira terem, deliberadamente, ignorado as histórias das pessoas negras e indígenas, além de refletir sobre a ideia de identidade nacional.
Por meio de sua instalação na Oude Kerk, Obá informa os visitantes sobre a conexão entre o tradicional ritual cristão e a disseminação do cristianismo no Brasil como um resultado direto da opressão colonial. Intitulada Path (Caminho) e criada especificamente para a igreja, a instalação conta com várias mídias incluindo escultura, pintura e performances.
Serviço:
Path
Local: Oude Kerk
Endereço: Oudekerksplein 23, 1012 GX Amsterdam, Países Baixos
Data: De 12 de maio a 13 de setembro de 2022
Horário: Todos os dias das 10h às 18h
Ingresso: Grátis