Home EditorialArtigos Albanês Anri Sala recebe grande retrospectiva em São Paulo

Albanês Anri Sala recebe grande retrospectiva em São Paulo

Aberta na última terça-feira no IMS Paulista, a exposição “Anri Sala: O Momento Presente” é a segunda grande apresentação do trabalho do artista albanês no Brasil, precedida apenas pela individual…

por Gabriel Caixeta
2 minuto(s)

Aberta na última terça-feira no IMS Paulista, a exposição “Anri Sala: O Momento Presente” é a segunda grande apresentação do trabalho do artista albanês no Brasil, precedida apenas pela individual do artista no IMS Rio de Janeiro, entre 2016 e 2017. Ao contrário da mostra carioca, a exposição reune principalmente trabalhos recentes, sobretudo videoinstalações sonoras, tais como The Present Moment (2014), Long Sorrow (2005), Answer Me (2008), Le Clash (2010) e Tlatelolco Clash (2011).

Um dos grandes nomes da cena internacional arte contemporânea, Anri Sala (n. 1974) alcançou reconhecimento público e de crítica com o vídeo Intervista (Finding the Words), de 1998, que recebeu os prêmios de Melhor Documentário no Festival Entrevues, em Belfort, França, e no Brooklyn Film Festival, em Nova York, além de Melhor Curta-Metragem no Festival Amascultura, em Lisboa. Como grande parte da obra de juventude do artista, o curta assume a forma de documentário para abordar de maneira metafórica a herança comunista de seu país de origem e suas consequências intersubjetivas, como dificuldades comunicacionais entre diferentes gerações e a manipulação do passado histórico.

Com o tempo, sua obra torna-se cada vez mais voltada à temática da insuficiência da linguagem verbal como meio de transmitir informações e sentimentos. O artista passa então a realizar filmes e instalações em que a palavra é muitas vezes inexistente, e toda a narrativa se dá através de forma visual e musical. Uma das obras emblemáticas desta fase é a videoinstalação Ravel Ravel Unravel, de 2013, apresentada no Pavilhão da França na 55ª Bienal de Veneza e pela qual o artista recebeu o 10º Prêmio Benesse. Composta por duas partes, em uma delas o espectador observa dois diferentes pianistas interpretarem o Concerto para piano para mão esquerda, composto por Maurice Ravel entre 1929 e 1930. As duas performances exibidas simultaneamente foram executadas em tempos diferentes, gerando um efeito sonoro de assincronia. A segunda parte da instalação traz uma DJ tentando ressincronizar as duas interpretações para, portanto, reconstruir a peça original de Ravel.

“Anri Sala: O Momento Presente” busca explicitar a dimensão política que se manteve em sua obra mesmo na segunda fase do trabalho do artista, mais poética e menos narrativa que os documentários de começo de carreira. Nesse sentido, um dos destaques da mostra é a videoinstalação Làk-kat 3.0 (Brazilian Portuguese/Portuguese/Angolan Portuguese) (2016), uma nova versão do vídeo Làk-kat, filmado em 2009 no Senegal. A obra é composta por três telas que mostram a mesma cena de um diálogo em uólofe (língua original da região onde hoje fica o Senegal) e francês, com legendas em português, enfocando diferenças entre expressões idiomáticas típicas do Brasil, de Portugal e de Angola, em referência ao passado colonial do Brasil e suas raízes africanas.

A exposição no IMS Paulista pode ser visitada até  25 de março.

Você também pode gostar

© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0

Desenvolvido por heyo.com.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support