Estrelas flamejantes em manhã de sol é a primeira mostra do artista baiano na Alban Galeria. O título foi inspirado em texto da década de 1960 do escritor americano James Baldwin, no qual ele tece uma comparação entre a mobilidade social do homem negro da diáspora e elementos celestes. Tendo esse ponto de partida, Tiago Sant’Ana traça uma metáfora em que céu, lua, luz e sombra dão visualidade a um conjunto de trabalhos onde a masculinidade negra assume uma posição central.
Reunindo mais de 20 pinturas produzidas especialmente para esta ocasião, a mostra coloca a figura do sol em um posição de poder e a lua como uma alegoria para para pensar em ciclos de vida e amadurecimento. Esta imagem se torna proeminente em trabalhos como Sete luas, na qual um homem é circundado pela lua em diferentes fases.
Na obra de mais de 2 metros de altura e que dá título à mostra, Sant’Ana representa um homem vestido com um terno à frente de um céu dramatizado por meio de cortinas. O personagem carrega na mão uma máscara de ouro e possui os pés descalços sob um chão de ladrilhos. A obra remete a uma tradição renascentista dos chamados “retratos de corpo inteiro”, no entanto, trazendo uma pessoa negra – que não era retratada numa posição de centralidade de maneira digna até muito recentemente na História da Arte ocidental.
A exposição faz parte do projeto artístico desenvolvido por Tiago Sant’Ana ao longo da sua carreira que possui como objetivo trabalhar fazendo uma intersecção entre história e memória. Em seus trabalhos ele retrata pessoas de seu círculo íntimo de amizades, procurando eternizá-las em suas obras e unindo arte e afeto em produções singulares.
Serviço:
Estrelas flamejantes em manhã de sol
Local: Alban Galeria
Endereço: rua Senta Púa, 53 – Ondina, Salvador – Bahia
Data: de 12 de maio a 1 de julho de 2022
Funcionamento: Segunda a sábado, das 10h às 19h
Ingresso: grátis