
Em Basel, a Fondation Beyeler apresenta a exposição Sensations, que propõe “um percurso por destaques da coleção” a partir da noção de sensação. O ponto de partida é Paul Cézanne, que definia sua prática como a “tradução direta […] de impressões visuais cromáticas”, ou “sensações colorantes”.
A mostra articula diferentes sentidos do termo — “percepção, impressão sensorial e emoção” — reunindo artistas que tornam essas experiências visíveis. Para Cézanne e os impressionistas, a pintura nasce da “impressão sensorial imediata”, enquanto em Mark Rothko, Sam Francis e Joan Mitchell, a cor e o gesto constroem campos perceptivos intensos. Já em Francis Bacon, Louise Bourgeois e Susan Philipsz, a sensação se manifesta como impacto emocional e corporal.
Com obras de Claude Monet, Pablo Picasso, Jean-Michel Basquiat, Andy Warhol e Lucas Arruda, a exposição evidencia como a arte transforma sensação em imagem, conectando percepção, corpo e experiência sensível ao longo de diferentes períodos e linguagens.
