Wayne Thiebaud, Three Machines, 1963. Cortesia da The Courtauld Gallery.
Wayne Thiebaud (1920-2021) é hoje considerado um dos maiores e mais originais artistas americanos do século XX. Ao longo de sua longa vida, trabalhando principalmente em Sacramento, Califórnia, Thiebaud desenvolveu um estilo único de pintura para expressar sua visão de temas americanos modernos.
Esta exposição na Courtauld Gallery é a primeira mostra de sua obra em um museu no Reino Unido. Ela apresenta as notáveis, vibrantes e exuberantes naturezas-mortas de Thiebaud, retratando temas americanos do pós-guerra por excelência, desde comidas de restaurantes e balcões de delicatessen até máquinas de chicletes e pinballs. Essas foram as pinturas com as quais Thiebaud se destacou nos EUA no início da década de 1960.
Thiebaud considerava os objetos cotidianos da vida americana um tema vital para a arte contemporânea e via seu trabalho como uma continuação do legado radical de pinturas de natureza-morta anteriores de Chardin, Manet, Cézanne e outros. Thiebaud acreditava na importância de objetos comuns que, de outra forma, poderiam ser ignorados ou considerados kitsch. Seu trabalho transforma cachorros-quentes, tortas de limão merengado e bolos cremosos brilhantes em objetos de profunda pintura moderna.
A exposição apresenta obras raramente emprestadas de grandes coleções de museus dos EUA, incluindo a Galeria Nacional de Arte de Washington e o Museu Whitney de Arte Americana, bem como a Fundação Wayne Thiebaud.
© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0
Desenvolvido por heyo.com.br