A Almine Rech Paris, Turenne, tem o prazer de apresentar “Lua Nascendo à Luz do Dia”, a primeira exposição individual de Christopher Le Brun com a galeria, em cartaz de 18 de outubro a 20 de dezembro de 2025.
Se dizemos que pintar é, antes de tudo, cobrir uma superfície, isso não apenas aponta para o papel óbvio da tinta e do gesto — a sequência de ações, ritmos e energia que flui pelo corpo e que o corpo transmite — mas também nos convida a reverter nosso processo de ver. Ainda mais na obra de Christopher Le Brun, quando camadas de tinta se acumulam e pinceladas são aplicadas — poderíamos dizer, depositadas como sedimentos — por um longo período antes que as pinturas saiam do ateliê.
Ao contemplar essas pinturas, não olhamos mais através da superfície, buscando uma profundidade que se estendesse do primeiro plano ao fundo, o mais profundamente possível, mas a percorremos, examinando essa superfície de cima a baixo e de uma borda a outra, conscientes de seus inúmeros relevos e variações ou mudanças de cor — da mesma forma que o pintor experimentou sua extensão pela amplitude e repetição de seus gestos, da mesma forma que expandiu seus limites justapondo um número variável de painéis verticais, explorando assim sua altura e comprimento. Aqui, o horizonte se encontra na pintura, dando acesso ao que o artista chama de hinterland o que sustenta e fundamenta a pintura, suas múltiplas fontes e coisas não ditas — o espaço de cuja borda a pintura emerge, ao qual está conectada psicológica, cultural ou meta-fisicamente.
— Guitemie Maldonado, historiadora e crítica de arte
© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0
Desenvolvido por heyo.com.br