Emilija Škarnulytė, “Æqualia” (still), 2023. Imagem / Divulgação MASP
O MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand apresenta, de 10 de outubro a 23 de novembro, a Sala de vídeo: Emilija Škarnulytė, com a primeira exibição da obra no Brasil. A mostra exibe Æqualia (2023), videoinstalação comissionada pela 14a Bienal de Gwangju e pelo Canal Projects (Nova York). Nesse trabalho, Emilija Škarnulytė (Vilnius, Lituânia, 1987) nada no Encontro das Águas, em Manaus, utilizando o próprio corpo como referência de escala para evidenciar a imensidão do local e abordar as relações entre a natureza e o humano.
A produção de Emilija Škarnulytė articula narrativas sobre a adaptação da vida humana diante da crise socioambiental, destacando paisagens que escapam ao olhar imediato. Em Æqualia, a artista encarna uma sereia que nada na confluência dos rios Negro e Solimões. Durante o percurso, botos cor-de-rosa se aproximam e acompanham a travessia, resultando em uma alusão a elementos mitológicos ligados tanto à figura da sereia quanto à do boto, central nas cosmologias amazônicas e, ao mesmo tempo, espécie hoje ameaçada de extinção.
“Em Æqualia, a confluência dos rios representa um lugar sagrado e de transformação, presente tanto na cultura indígena amazônica quanto na minha, na Lituânia. É um espaço liminar, entre o visível e o invisível, entre o mundo debaixo d’água e o de cima, onde dois corpos de água poderosos se encontram”, diz a artista.
Com curadoria de Daniela Rodrigues, supervisora de mediação e programas públicos, MASP, a videoinstalação oferece uma experiência imersiva na sala de vídeo. A obra ocupa uma parede principal, enquanto duas paredes reflexivas replicam a imagem, ampliando o espaço e integrando o visitante à paisagem. O prolongamento dos rios confere à cena uma dimensão surreal, estendendo a paisagem infinitamente.
Sala de vídeo: Emilija Škarnulytė integra a programação anual do MASP dedicada às Histórias da ecologia. A programação do ano para a sala de vídeo também inclui mostras de Janaina Wagner, Inuk Silis Høegh, Maya Watanabe, Tania Ximena e Vídeo nas Aldeias.
© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0
Desenvolvido por heyo.com.br