Yuko Mohri, obra em exibição na mostra “Entanglements”, Pirelli HangarBicocca, Milão, 2025 / Reprodução
A entrada para a exposição é gratuita, e a reserva online garante acesso prioritário no horário selecionado. Membros têm acesso prioritário mesmo sem reserva.
De 18 de setembro de 2025 a 11 de janeiro de 2026, a Pirelli HangarBicocca apresentará “Entanglements”, uma individual de Yuko Mohri (Kanagawa, Japão, 1980; vive e trabalha em Tóquio), artista japonesa cuja prática investiga o potencial transformador de objetos cotidianos e elementos naturais, bem como sua capacidade de gerar deslocamentos visuais e sonoros. Por meio de assemblages efêmeras e sistemas interconectados, ela chama a atenção do público para questões ambientais e sociais fundamentais.
Yuko Mohri é conhecida por suas composições intrincadas e originais, recentemente apresentadas na Itália no Pavilhão do Japão da 60ª Bienal de Veneza (2024). Inspirada por Marcel Duchamp (1887–1968), Mohri cria esculturas cinéticas site-specific que incorporam objetos encontrados, assim como instrumentos musicais retrabalhados conectados a circuitos eletrônicos. Suas obras respondem a fenômenos imperceptíveis, transitórios e efêmeros, como gravidade, magnetismo, calor e umidade. Elementos ambientais aleatórios e instáveis — como ar, poeira, resíduos e temperatura — moldam suas assemblages, transformando-as em ecossistemas orgânicos onde o som desempenha papel central.
Entanglements é a exposição individual mais extensa de Yuko Mohri até hoje em uma instituição europeia. O título evoca os vínculos invisíveis e as interações complexas que existem entre objetos, forças, sons e pessoas. A mostra investiga como cada elemento pertence a um sistema interconectado em que nada age de forma independente e tudo integra uma vasta rede de relações em constante evolução. As esculturas delicadamente equilibradas de Mohri revelam a complexidade latente das estruturas naturais e artificiais que constituem nosso mundo e o fluxo constante de energia que nos circunda. Por meio dos materiais que utiliza, a artista introduz uma ironia sutil e uma dimensão lúdica quase escondida, apoiando-se em referências culturais que vão da filosofia à cultura pop, além de influências iconográficas e sonoras que variam da arte cinética à experimentação sonora.
A exposição é acompanhada pela monografia mais abrangente já dedicada à prática de Yuko Mohri. O volume reúne ensaios de críticos e pesquisadores internacionais que acompanharam de perto sua carreira. Inclui uma visão geral de sua obra assinada pelo crítico de arte Ryo Sawayama; um ensaio do curador Martin Clark; e uma contribuição do curador Diego Sileo. Uma seleção de escritos da própria artista oferece uma perspectiva pessoal sobre sua relação com o som, enquanto um texto dos curadores da mostra aprofunda o projeto expositivo no Pirelli HangarBicocca. Além disso, um recurso único desenvolvido especificamente para esta publicação é o glossário, que explora os principais temas da obra de Mohri e oferece uma nova ferramenta interpretativa para compreender sua linguagem artística em constante evolução. Por fim, o catálogo inclui o mangá japonês Shōjo de Ran Kurumi, que ilustra a trajetória artística de Mohri.
© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0
Desenvolvido por heyo.com.br