Leonora Carrington, “The Magical World of the Mayas”, 1963. The Charles B. Goddard Center for Visual and Performing Arts, Ardmore, Oklahoma. © Leonora Carrington / DACS, Artimage 2025 / SIAE
Esta mostra é a primeira individual dedicada à obra de Leonora Carrington na Itália e pretende apresentar a artista como uma figura radicalmente poliedrica, atravessando as múltiplas linguagens por ela experimentadas: pintura, escrita, teatro e pensamento crítico.
Através de uma seleção de obras visionárias e materiais de arquivo, a exposição explora seu universo imaginativo e intelectual, no qual se fundem arte, mitologia, ecologia, feminismo e espiritualidade. A mostra destaca o profundo vínculo que Carrington teve com a Itália, desde a descoberta da arte renascentista em Florença nos anos de formação, até revelar a complexidade de suas raízes culturais, célticas e pós-vitorianas, e sua participação no movimento surrealista.
O percurso expositivo restitui a trajetória única de uma mulher artista, migrante e exilada, que fez da imaginação um instrumento de resistência e conhecimento. Carrington surge como pioneira do ecofeminismo e incansável exploradora da consciência, capaz de dar vida a um mundo fantástico e subversivo no qual o cotidiano se entrelaça com a alquimia, o conto de fadas e o inconsciente.
A exposição inclui pinturas, fotografias, livros de sua biblioteca pessoal, escritos e documentos inéditos, oferecendo uma ocasião extraordinária para descobrir uma das figuras mais influentes e visionárias do século XX.
© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0
Desenvolvido por heyo.com.br