Deusvaldo Pereira, Sem título, da série Quebrada Fototransferência , 2025. Crédito: Deusvaldo Pereira
No próximo sábado, dia 13, o Instituto Çarê, associação civil sem fins lucrativos que desde 2019 desenvolve ações de promoção à cultura, promove a abertura da exposição “O peso da linha”, com curadoria da artista visual Eneida Sanches e participação dos trabalhos inéditos produzidos por 11 artistas ao longo do processo. O evento de abertura será das 11h às 15h na sede do Çarê (R. Dr. Avelino Chaves, 138, Vila Leopoldina). O Çarê, na ocasião da abertura, oferece ao público uma oficina gratuita de stickers com o artista Eduardo Ver, às 12h. A temporada de visitação segue de 16 de setembro a 15 de novembro, das 10h às 17h, com entrada gratuita e outras ativações.
A exposição marca a finalização de um processo disparado por meio de encontros de conversas, reflexões e prática de artes realizados desde abril na sede do Instituto, sob o comando da artista visual Eneida Sanches. Participaram das atividades 11 artistas da Grande São Paulo selecionados, por meio de chamamento, pelo Núcleo de Artes do Instituto e pela artista convidada, com base em critérios como diversidade racial e de gênero, originalidade, sustentabilidade, manualidade, ancestralidade e disponibilidade para o fazer coletivo. Esse ciclo de trocas teve como proposta mergulhar em temas como território, identidade, pertencimento e memória.
“Para mim, o mais importante é que a gente construa um espaço de investigação da linguagem de cada um. Cada uma dessas pessoas mergulha em si e ao mesmo tempo reafirma a sua linguagem para poder dar continuidade a essa linguagem”, compartilha Eneida. “O que pra mim foi fundamental foi trazer algo que eu aprendi ao longo desse meu próprio processo. Uma relação lúdica, uma relação investigativa, e ao mesmo tempo uma relação com a crítica. Não no sentido de destruir, de criticar negativamente a tua percepção de algo que quer existir, mas a crítica no sentido de estruturar, de cuidar das formalidades da construção de uma obra. E esse processo a gente só faz em ateliê, exercitando de cara com o trabalho”, completa.
Os encontros foram realizados no ateliê/espaço expositivo do Çarê e os participantes tiveram acesso a todos os materiais necessários para o desenvolvimento das obras. “O peso da linha” reúne criações assinadas pelos artistas Agbekẹ Ọla, Altimar Rocha, Caio Ananias, Deusvaldo Pereira, Gabe Samuel Alves, Marla Rodrigues, Nat Rocha, Prudencia, Sebá Neto, Seleste e Vanessa Monteiro.
“A iniciativa dos encontros tem como objetivo promover o fazer artístico, valorizar a oralidade e a presença para mergulhar nas pesquisas individuais e coletivas, fundamentadas na troca de saberes”, comenta Gabi Mariano, coordenadora do Núcleo de Artes do Çarê. “Entendemos esse percurso como uma oportunidade de promoção da diversidade de expressão e de olhares plurais sobre a cultura viva produzida no Brasil, incentivando o fortalecimento de artistas e coletivos comprometidos com seus territórios e com as práticas sociais em diferentes contextos”, completa.
© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0
Desenvolvido por heyo.com.br