Carregando Eventos
Home Agenda Rio de Janeiro FotoRio 2025 no Centro Cultural Justiça Federal

« Todos Eventos

FotoRio 2025 no Centro Cultural Justiça Federal

9 setembro -11:00 até 8 novembro -19:00

Fotografia de Ojoz

O FotoRio 2025, um dos mais longevos e respeitados festivais de fotografia da América Latina, reafirma seu compromisso com a pluralidade de olhares e o intercâmbio global. Nesta edição, o público encontrará uma constelação de exposições inéditas reunindo artistas do Brasil, América Latina e Europa em diferentes espaços culturais da cidade: Centro Cultural Justiça Federal (CCJF), Instituto Cervantes, Galeria da Aliança Francesa, Centro Carioca de Fotografia e Casa Proeza.  O festival oferece uma oportunidade única de ver expoentes da fotografia contemporânea, nacionais e internacionais, explorando temas como identidade, ancestralidade, justiça social, meio ambiente e reinvenção dos corpos. Todas as atividades são gratuitas.

Com mais de duas décadas de existência e mais de 1.200 exposições realizadas, o FotoRio se consolida como plataforma de encontro entre artistas, curadores, pesquisadores e público.

O CCJF recebe, a partir de 9 de setembro, nove exposições que exploram múltiplos campos da fotografia, do documental ao performativo, do político ao poético. Entre elas estão as mostras que integram a Temporada França-Brasil, como “Mulheres: identidade e meio ambiente — Uma cartografia sensível”, com curadoria de Ioana Mello e Jean-Luc Monterosso, fundador e diretor da Maison Européenne de la Photographie, em Paris, e “Sóis Negros”, de artistas afro-guianenses, que também dialoga com a cultura francesa.

Ao mesmo tempo, o festival apresenta projetos de enorme relevância histórica e social, como “O Povo Leva! O Povo Leva! – O Funeral de JK”, com fotografia de Juvenal Pereira e curadoria de Milton Guran, que documenta momentos marcantes de comoção nacional do emblemático funeral de Juscelino Kubitschek, ocorrido há quase 50 anos; “10 Anos de Guerras sem Fim”, de Gabriel Chaim, com uma visão profunda sobre os conflitos em Gaza e outras regiões do Oriente Médio; e o projeto KHĪSÊTJÊ – TERRA É VIDA – HWYKHA RA ANHĪNTWA MBERI dos artistas indígenas Kamikia Khisêtjê, Renan Khisêtjê e Sâksô Khisêtjê, que denuncia os impactos do agronegócio sobre seus territórios.

Outras exposições ampliam ainda mais a diversidade do FotoRio 2025, incluindo “Vale Night”, de Aleta Valente, que convida mães a registrarem suas próprias experiências de liberdade; “Altinha”, de Tanara Stuermer, que ressignifica gestos do jogo popular na Praia do Leblon; “Como Olhar Junto”, de Luiza Baldan, que explora memórias e afetos em paisagens portuguesas; e “Nego Fugido – Memórias Quilombolas”, de Nicola Lo Calzo, um projeto documental sobre resistência negra na Bahia, que une história e poética visual.

Todos os artistas, nacionais e internacionais, estarão presentes na abertura, garantindo ao público uma experiência de diálogo direto com os criadores e curadores, fortalecendo o caráter único do FotoRio.

Milton Guran, fotógrafo, antropólogo e um dos coordenadores do festival, comenta:

Nesta edição de 2025, o FotoRio lança um olhar atento sobre temas centrais da contemporaneidade: pertencimento identitário, memória social e política, diversidade cultural, conflitos civilizatórios, sororidade e, por fim, a tragédia — infelizmente recorrente — da guerra. Cada exposição nasce de uma ação fotográfica singular: da documentação de fatos noticiosos à fotografia como instrumento de resistência, passando pela experimentação no campo das artes visuais. Reunimos autoras e autores com trajetórias distintas, mas com excelência estética e conceitual.

Além das exposições, o FotoRio 2025 oferece atividades paralelas que aprofundam o diálogo com o público e fortalecem a troca de conhecimentos entre artistas e pesquisadores. Entre elas estão a Rede de Fototecas (11/09), que discute a criação de fototecas estaduais; o relato da fotógrafa Luciana Whitaker sobre sua experiência no Alasca (17/09); e a conversa com Juvenal Pereira (22/10), que revisita a cobertura histórica do funeral de JK. Essas ações complementam a programação e ampliam a experiência de imersão na fotografia contemporânea.

O FotoRio 2025 tem o patrocínio do Itaú e da Helexia Brasil, com a realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Detalhes

Início:
9 setembro -11:00
Final:
8 novembro -19:00
Categoria de Evento:
Website:
https://www10.trf2.jus.br/ccjf/

Local

Centro Cultural Justiça Federal
Avenida Rio Branco, 241 - Cinelândia
Rio de Janeiro, RJ Brasil
+ Google Map

© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0

Desenvolvido por heyo.com.br