Carregando Eventos
Home Agenda São Paulo “Carlos Jacanamijoy: Ambi Yaku” n’A Gentil Carioca

« Todos Eventos

“Carlos Jacanamijoy: Ambi Yaku” n’A Gentil Carioca

3 setembro -10:00 até 25 outubro -19:00

Carlos Jacanamijoy, “Ambi Yaku (Agua que cura)”, 2025. Cortesia A Gentil Carioca

Reconhecido como um dos maiores nomes da arte indígena contemporânea das Américas, Carlos Jacanamijoy (n. 1964, Putumayo, Colômbia; vive entre Bogotá e Cartagena) apresenta uma série de obras inéditas desenvolvidas durante residência no Rio de Janeiro.

Intitulada Ambi Yaku — expressão em quechua que significa “água que cura” —, a exposição reflete as paisagens, os sons e as memórias do território amazônico, evocando a relação vital entre natureza, espiritualidade e ancestralidade. Para Jacanamijoy, que cresceu cercado por rios, cachoeiras e névoas no Putumayo, “somos curados pela água — seja pelas termas, pelo mar ou pelas cachoeiras. O que busco com meu trabalho é que as pessoas também se conectem consigo mesmas, com a terra e com o planeta.”

Sua pintura é atravessada por uma dimensão quase sinestésica. Ele pinta como quem compõe uma partitura visual, em que cores intensas e gestos transparentes se transformam em murmúrios, silêncios e explosões sonoras. Para ele, cada tela é também um convite a um mergulho interior, um espaço de consciência e transformação.

A presença da língua quechua, que teve contato com a sua avó, atravessa  títulos e conceitos de seu trabalho como uma forma de resistência cultural e de tributo às gerações anteriores. Em suas palavras, a arte é uma linguagem de liberdade, capaz de “desfolclorizar e descolonizar”, rompendo estereótipos que historicamente reduziram os povos indígenas a representações folclóricas ou exóticas. Ao afirmar-se como artista — sem rótulos limitadores como “arte indígena” ou “arte étnica” —, Jacanamijoy defende um espaço de dignidade, diálogo e reconhecimento.

Sua trajetória abriu caminhos para novas gerações de artistas, tendo sido referência para nomes como Jaider Esbell e Denilson Baniwa. Hoje, suas obras integram coleções de prestígio, como o National Museum of the American Indian – Smithsonian Institution (Washington, D.C., EUA), a Biblioteca Luis Ángel Arango (Banco da República, Bogotá), o Museu de Arte Moderna de Bogotá e o Museo La Tertulia (Cali), consolidando-o como figura fundamental na arte contemporânea latino-americana.

Detalhes

Início:
3 setembro -10:00
Final:
25 outubro -19:00
Categoria de Evento:
Website:
https://www.agentilcarioca.com.br/

Local

A Gentil Carioca – Higienópolis
Travessa Dona Paula, 108 – Higienópolis
São Paulo, São Paulo
+ Google Map

© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0

Desenvolvido por heyo.com.br