Thomas Struth, Grab von Lu Xun, Shanghai, 1997 (Túmulo de Lu Xun, Xangai, 1997). Coleção Jorge M. Pérez. © Thomas Struth
Language and Image: Conceptual and Performance-based Photography from the Jorge M. Pérez Collection reúne mais de 100 obras de mais de 50 artistas internacionais. Em sintonia com a missão e a visão do museu — que refletem também a paixão de seus patronos pelo colecionismo —, a exposição destaca artistas de diversas partes do mundo, com ênfase significativa em nomes da América Latina e da diáspora africana. Artistas consagrados, que produzem obras inovadoras há décadas, como Marina Abramović, Thomas Ruff, Cindy Sherman e Thomas Struth, aparecem ao lado de nomes como Jonathas de Andrade, María Magdalena Campos-Pons, Ana Mendieta e Vik Muniz — muitos dos quais já foram exibidos com frequência no museu.
Desde os anos 1960, a fotografia tem sido um meio fundamental para artistas contemporâneos contarem histórias e criarem narrativas — uma linguagem própria. Tornou-se a principal forma de registrar obras efêmeras, como performances, e trabalhos em vídeo e imagem em movimento, transformando essas experiências em objetos fixos.
A fotografia sempre ocupou um papel central no acervo do PAMM desde que o museu passou a ser uma instituição colecionadora, em 1996. A primeira grande exposição com foco exclusivo no meio fotográfico aconteceu em 2005: The Machine, the Body and the City: Selections from the Charles Cowles Collection, organizada em parceria com o patrono Charles Cowles e o então diretor Terrence Riley, celebrou uma importante doação de mais de 100 fotografias. Em 2013, com a inauguração do novo edifício, a curadora Diana Nawi apresentou Image Search: Photography from the Collection. Em 2019, por ocasião do 35º aniversário do museu, o bolsista da Ford Foundation Ade Omotosho organizou uma seleção significativa de fotografias com novas pesquisas e obras recém-incorporadas ao acervo.
Language and Image celebra essa trajetória e, ao mesmo tempo, aponta novos caminhos. O acervo do PAMM é especialmente forte em obras do século XX anteriores a 1960, e esta exposição propõe construir uma ponte entre essas coleções históricas e os novos trabalhos que vêm sendo incorporados a partir da Coleção Jorge M. Pérez.
© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0
Desenvolvido por heyo.com.br