Carregando Eventos
Home Agenda São Paulo “A Persistência da Forma” na AM Galeria

« Todos Eventos

“A Persistência da Forma” na AM Galeria

14 junho -10:00 até 26 julho -19:00

Antonio Bokel, Sem título, 2024. © Antonio Bokel

Exposição A Persistência da Forma recria Gabinete de Curiosidades e destaca diálogo entre arte, design e pensamento geométrico no Brasil. A tradição da forma ganha novo fôlego na exposição A Persistência da Forma, com curadoria de Francesco Perrotta-Bosch. Inspirada nos antigos Gabinetes de Curiosidades, espaços de colecionismo e pensamento que reuniam obras e objetos, a mostra convida o público a uma experiência imersiva e reflexiva sobre a geometria, a estrutura e a racionalidade presentes na arte e no design brasileiros.

O projeto reúne nomes consagrados como Amilcar de Castro, Franz Weissmann e Maria Helena Andrés, além de artistas e designers contemporâneos como Ricardo Homen, Bruno Cançado, Desali, Juliana Vasconcellos e Claudia Moreira Salles. A diversidade de trajetórias revela uma coerência conceitual: o uso da forma como modelo de pensamento e não apenas como expressão estética.

A exposição propõe um olhar atual sobre o legado do Concretismo e do Neoconcretismo, explorando como suas ideias reverberam hoje na criação visual brasileira. A partir de obras que exploram estruturas geométricas, relações matemáticas e tensionamentos materiais, o público é convidado a observar os pontos de convergência e fricção entre arte, design, arquitetura e filosofia.

Segundo Perrotta-Bosch, “não se trata de um alinhamento formal gratuito, mas de uma constelação de artistas e designers que compartilham um paradigma comum: o da forma como ferramenta de raciocínio”. A ideia é estimular o debate e propor novas conexões entre diferentes gerações e práticas criativas.

Artistas e designers participantes: Almandrade, Amilcar de Castro, Antonio Bokel, Bruno Cançado, Claudia Moreira Salles, Desali, Eduardo Coimbra, Elisa Arruda, Estela Sokol, Etel Carmona, Franz Weissmann, Juliana Maia, Juliana Vasconcellos, Maria Helena Andrés, Manuel Costa Lima, Ricardo Homen, Rodrigo Sassi.

Detalhes

Início:
14 junho -10:00
Final:
26 julho -19:00
Categoria de Evento:
Website:
https://amgaleria.com.br/

Local

AM Galeria
Av. Nove de Julho 4865, 1A, Itaim Bibi
São Paulo, SP Brasil
+ Google Map

© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0

Desenvolvido por heyo.com.br