Antônio Poteiro, “A Lenda do Pote”, 2004. Divulgação Caixa Cultural
O espaço Caixa Cultural São Paulo anuncia a celebração do centenário do artista plástico português, Antônio Poteiro (1925-2010), com a abertura da mostra “Antônio Poteiro – A Luz Inaudita do Cerrado” Com curadoria assinada por Marcus de Lontra Costa, a exposição destaca obras assinadas pelo artista conhecido por sua paleta de cores vivas e vibrantes, pelas esculturas em cerâmica e pelo registro do cotidiano, que poderão ser apreciadas pelo público entre os dias 14 de maio e 27 de julho.
“Antônio Poteiro – A Luz Inaudita do Cerrado” compõe um dos projetos da série de ações para comemorar o centenário do artista plástico celebrado neste ano de 2025. A exposição abordará seu acervo, hoje pertencente ao Instituto Antônio Poteiro, sediado em Goiânia (GO), que foi conduzido a partir da década de 1960 até o ano de sua morte, em 2010.
Com objetivo de resgatar o legado do artista e promover a valorização da cultura e da arte nacional, a exposição retrospectiva apresentará pinturas e esculturas, todas de autoria de Antônio Poteiro. Deveras, uma oportunidade única para que os visitantes explorem e apreciem a diversidade do trabalho do artista, abrangendo diferentes mídias e períodos de sua extensa obra artística.
“A obra de Poteiro permite vários níveis de leitura; elas encantam as pessoas por sua capacidade de manipular diversas referências para a construção de objetos de grande potência estética e apelo filosófico”, sintetiza o curador da mostra. “Popular em sua essência criativa, toda a trajetória do mestre Poteiro cria pontes entre percepções e saberes diversos. Ela retrata e reflete cenas do cotidiano. Ela cria histórias sobre fatos históricos e aproxima a arte e a religião como objetos da fé. Sua obra é uma poderosa ferramenta para enfrentar as incongruências e paradoxos do presente e projetar um mundo futuro, no qual a arte, a religião e a ciência caminhem no sentido de proporcionar à humanidade a sua dimensão maior”, finaliza Lontra.
Atividades Paralelas
Como atividade complementar da mostra “Antônio Poteiro – A Luz Inaudita do Cerrado”, o público contará com uma palestra conduzida pelo curador da mostra, Marcos de Lontra Costa, que proporcionará uma oportunidade para aprender mais sobre a vida e obra de Antônio Poteiro.
Ao longo da temporada, a mostra contemplará a visitação guiada a crianças de escolas públicas, com o intuito de permitir que o público infantil conheça o trabalho do artista de forma educativa e interativa. Uma importante experiência que poderá despertar o interesse e o amor pela arte desde cedo contribuindo para a formação cultural das novas gerações. Também como destaque estará o sistema de audiodescrição da mostra aos visitantes.
© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0
Desenvolvido por heyo.com.br