
El Museo del Barrio apresenta Candida Alvarez: Circle, Point, Hoop, a primeira grande retrospectiva em museu dedicada à artista Candida Alvarez (nascida em 1955, Brooklyn, Nova York). A mostra examina a prática artística de Alvarez, reunindo obras raramente exibidas ao longo de cinco décadas de carreira.
Sua abordagem à pintura, ao desenho e à colagem constrói uma relação não hierárquica entre abstração e figuração, entrelaçando de forma sensível a exploração formal, a narrativa pessoal e estratégias conceituais. Alvarez surgiu na cena artística nova-iorquina do final dos anos 1970 com obras figurativas que refletiam diretamente sua experiência como artista Diasporican — uma mulher da diáspora porto-riquenha — em um mundo da arte dominado por homens brancos. A partir dos anos 1990, ela incorpora estratégias conceituais que envolvem jogos, linguagem e outros sistemas de representação, ao mesmo tempo em que investiga novos materiais e formas.
As seções da exposição mostram como seus principais recursos formais e conceituais emergem de núcleos específicos de trabalho e de momentos particulares de sua trajetória. O título da exposição, retirado de uma obra de 1996, evoca o tema recorrente do círculo em sua obra, assim como os jogos simbólicos e literários que estruturam sua prática multidisciplinar.
Candida Alvarez: Circle, Point, Hoop será acompanhada por um catálogo ricamente ilustrado, com ensaios inéditos de Shiben Banerji, Terry R. Myers, Susanna V. Temkin e Adriana Zavala, que iluminam o percurso artístico da artista. A publicação também incluirá materiais de arquivo — fotografias, cartazes e ilustrações da própria Alvarez — oferecendo uma visão abrangente de sua vida e obra.
A exposição é curada por Rodrigo Moura, ex-curador-chefe, e Zuna Maza, curadora assistente, com Alexia Arrizurieta, assistente de curadoria.
