Ed Rossbach. Painel de Parede com Cores Construídas, 1965. The Museum of Modern Art, Nova York. Fundo Emery.
Tecidos tocam todos os aspectos da nossa vida e nos conectam à história. “Os fios estavam entre os primeiros transmissores de significado”, escreveu a artista Anni Albers em 1965. Woven Histories: Textiles and Modern Abstraction (Histórias Tecidas: Têxteis e Abstração Moderna) revela as conexões entre essa forma de arte e a abstração. Incorporando cestaria, vestuário e mais de um século de outras obras têxteis que desafiam as divisões tradicionalmente aceitas entre arte e artesanato, a exposição amplia a narrativa da abstração, sugerindo que não apenas as ideias, mas também os materiais — como tecidos trançados, amarrados e entrelaçados — são cruciais para sua compreensão e relevância.
Abrangendo desde obras do início do século XX de Sonia Delaunay, Hannah Höch e Sophie Taeuber-Arp — cujas práticas têxteis dialogam com suas pinturas e desenhos —, passando por trabalhos de meados do século de Anni Albers e Ed Rossbach, até obras contemporâneas de Rosemarie Trockel, Andrea Zittel e Igshaan Adams, a mostra reúne mais de 150 objetos diversos e interdisciplinares. Ao destacar questões de trabalho e identidade entrelaçadas à produção têxtil moderna, Woven Histories defende que a tecelagem e os têxteis são o elo essencial entre a experiência vivida e a arte.
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