Carregando Eventos
Home Agenda Rio de Janeiro “Finca-pé: estórias da terra” de Antonio Obá no CCBB RJ

« Todos Eventos

“Finca-pé: estórias da terra” de Antonio Obá no CCBB RJ

12 março -09:00 até 2 junho -20:00

Antonio Obá, “Ka’a pora”, 2024. Crédito: Cortesia do artista e Mendes Wood DM, São Paulo, Bruxelas, Paris e Nova Iorque. Copyright do artista. Foto: EstudioEmObra

Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro inaugura em 12 de março a exposição Finca-pé: estórias da terra, do artista brasiliense Antonio Obá. Com entrada gratuita e livre para todos os públicos, a mostra explora a relação do artista com a ancestralidade, a terra e a existência humana, reunindo desenhos, pintura, filme performance e instalação, com grande parte dessa produção ainda inédita no país. A visitação no CCBB Rio de Janeiro se estende até 2 de junho e depois a exposição segue para Belo Horizonte e Brasília.

Nas palavras de Obá, “a mostra partiu de um indício relacionado com o estar na terra. E quando eu falo estar na terra, é esse locus geográfico mesmo, o Cerrado, esse sertão de onde eu sou, até o potencial estético que reverbera nos meus trabalhos e pesquisas.”

A relação de Obá com o Cerrado é essencial em sua produção. “De uns meses para cá, a sensação de retornar à terra tem sido muito gratificante. O corpo agradece estar nessa solitude panorâmica que Brasília apresenta, esse vazio, essa situação de ainda ter Cerrado perto, de certa maneira, é um contato muito vivificante com a terra”.

Ao percorrer a exposição, o público é convidado a experimentar “um campo conceitual movediço”, provoca a curadora Fabiana Lopes. “São múltiplas camadas de interpretação, uma fluidez que reflete o pensamento de Obá e a própria construção da mostra, que parte de um núcleo sólido e se desdobra em possibilidades imprevistas”, explica ela.

“A terra pode ser o chão, pode ser Cerrado, pode ser planeta, pode ser um jardim imaginário ou um jardim interior do individuo. A experiência de caminhar pela exposição é a de transitar por essa multiplicidade”, ilustra a curadora.
Com um conjunto expressivo de mais de 50 obras, Finca-pé: estórias da terra expressa o universo simbólico e material que atravessa a trajetória de Obá, um dos mais relevantes artistas contemporâneos brasileiros, cuja produção tem conquistado reconhecimento na Europa, Estados Unidos, Brasil e outras partes do mundo. Seus trabalhos transitam entre escultura, desenho, pintura e performance, explorando relações de influência e contradições dentro da construção cultural do Brasil, tensionando a ideia de uma identidade nacional.

“Poder contribuir para aproximar o público do trabalho de Antonio Obá dentro do país é dar oportunidade ao brasileiro de se conectar com sua obra, que carrega muita brasilidade e ao mesmo tempo grande universalidade”, observa Sueli Voltarelli, Gerente Geral do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro.

“A exposição oferece uma oportunidade para refletir sobre suas investigações, marcadas por uma ampla diversidade de linguagens, que revelam os desdobramentos poéticos e a pesquisa formal feita pelo artista”, complementa a curadora, que define Finca-pé: estórias da terra como um convite a mergulhar no pensamento artístico de Obá, em constante transformação e permeado de alegorias.

Uma primeira galeria do CCBB propõe uma experiência mais intimista, reunindo desenhos de forte gestualidade, que evocam movimento e convidam o visitante a se aproximar das obras. Muitas dessas criações foram produzidas com grafite, giz de cera, extrato de nós, bico de pena e nanquim dourado. No mesmo espaço, cadernos de estudos revelam anotações, esboços e o processo contínuo do artista.

O segundo conjunto de desenhos, em outra galeria, compõe a série Crianças de coral – nigredo/coivara (2024-2025). São 12 retratos de crianças em carvão sobre tela (imagem no topo do texto). Para produzir as obras, Antonio Oba reduz o carvão a pó e manipula as camadas fazendo emergir as imagens espessas dos retratos, uma rara oportunidade de o público imergir no universo gráfico do artista.

No percurso, o visitante do CCBB se depara também com a marcante Ka’a pora (2024), uma das obras centrais da mostra. A instalação, composta por 24 esculturas de pés em bronze adornados com galhos, evoca a conexão de Obá com sua terra natal. Também faz referência à grandiosidade cíclica das árvores que passam por fases de floração, frutificação, estiagem e seca, marcações temporais características do cerrado.

“É uma obra que se relaciona com a resistência, mas também com a forma como o Cerrado se renova após períodos de seca e queimadas, voltando ao verde com a primeira chuva”, descreve ele. “Ka’a pora reflete a própria natureza e como a resistência pode ser incorporada à experiência humana, renovando-se constantemente”, completa.

De acordo com Fabiana Lopes, Ka’a pora se conecta diretamente com o filme Encantado, inédito no Brasil, e que marca o retorno de Obá à linguagem de performance. Encantado convida o público a refletir sobre símbolos e rituais, principalmente aqueles ligados a práticas espirituais e religiosas. O artista se inspira na figura do peregrino – aquele que caminha para cumprir uma promessa – e transforma essa jornada em uma experiência visual e sensorial.

Detalhes

Início:
12 março -09:00
Final:
2 junho -20:00
Categoria de Evento:
Website:
https://ccbb.com.br/rio-de-janeiro/

Local

CCBB
66 R. Primeiro de Março Centro
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro Brasil
+ Google Map

© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0

Desenvolvido por heyo.com.br