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“Tecendo a manhã: vida moderna e experiência noturna na arte do Brasil” na Pinacoteca Luz

22 março -10:00 até 27 julho -18:00

Carlos Bastos, “Omolu”, 1969. Foto: Isabella Matheus

A Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, inaugura sua programação de 2025 com a mostra coletiva Tecendo a manhã: vida moderna e experiência noturna na arte do Brasil, nas sete salas do edifício Pinacoteca Luz. A exposição investiga perspectivas de artistas de diferentes origens sobre a experiência da noite, com seus mistérios, personagens e ritos. Com curadoria de Renato Menezes e Thierry Freitas, a coletiva se divide em sete núcleos, percorrendo o assunto através de diferentes abordagens, desde um viés social, com reflexões sobre os impactos da modernização nas cidades no século XX, até uma narrativa mais fantástica e imaginativa, na qual surgem enigmas oníricos, paisagens noturnas e os assombros que povoam o imaginário coletivo, com monstros e lobisomens. Obras como Noite na fazenda (1969), de Madalena Santos Reinbolt, e Obscura Luz (1982), de Cildo Meireles, compõem a mostra.

Na exposição, a experiência da noite se apresenta como um problema artístico para refletir sobre vivências individuais, que aparecem, por exemplo, nas representações de sonhos e pesadelos, e coletivas, que dizem respeito à formação histórica e social do país – sobretudo a partir do surgimento da energia elétrica, que mudou a fisionomia das cidades e suas dinâmicas no início do século XX. Atividades de lazer, surgimento de novas profissões, vivências na cidade – que variam de acordo com a origem social do sujeito – figuram em obras emblemáticas, muitas delas expostas pela primeira vez.

“A exposição privilegia a produção de artistas ditos populares, e a coloca em relação direta com trabalhos de artistas canônicos do nosso modernismo, muitas vezes criando situações de tensão entre essas diferentes vivências da noite. Ao longo da exposição, percebemos que a noite, um fenômeno natural que afeta a todas as pessoas, reflete problemas artísticos, relativos à luminosidade e à representação dos sonhos e visões, mas também problemas sociais, relacionados ao trabalho, à coletividade e ao uso do espaço público. Fato é que a noite reforça uma das perguntas mais eloquentes quando olhamos para a arte moderna: quem olha quem? Nós não respondemos a essa pergunta, mas, ao contrário, procuramos transformá-la em motor para as reflexões que estimulamos ao longo de todo o percurso expositivo”, comentam os curadores.

Sobre a exposição

Em 1854, a cidade de São Paulo passou a receber um sistema de iluminação pública com luz a gás. A partir de 1883, o surgimento da energia elétrica aparece como fator determinante na reconfiguração do espaço público. Em Tecendo a manhã, o acender das luzes, na cidade e no campo, marca o início da exposição. Obras como Fachada do Teatro Municipal (sem data), de Valério Vieira (década de 1910), e São Paulo (1966), de Agostinho Batista de Freitas, comentam o espaço compartilhado e a vida coletiva em São Paulo, cidade símbolo da modernidade. Outras representações também podem ser vistas na perspectiva de Gregório Gruber, em Vale do Anhangabaú à noite (1981), e na fotografia de Benedito Junqueira Duarte, Praça João Mendes Júnior (1950).

A segunda sala se volta para o coletivo, apresentando obras que tematizam a sociabilidade noturna. Nos primeiros meses do ano, por exemplo, a Festa de Iemanjá e o Carnaval organizam festas populares em forma de cortejo, movido pelo canto de batuques e afoxés. A cultura do samba, assim como dos bailes, construída fundamentalmente por pessoas negras que experimentavam uma vida cerceada pelas perseguições políticas no pós-abolição, permitiu o florescimento de agremiações inteiramente dedicadas à festa e à celebração da liberdade do corpo marginalizado. Neste núcleo, casamentos, festas religiosas, bailes e parques de diversões podem ser vistos em trabalhos como Festa de Iemanjá (sem data), de Babalu, Parquinho (1990), de Ranchinho, e o Concurso de dança no DCE (1985), dos Retratistas do Morro.

Na sala seguinte, a exposição apresenta personagens associados à noite. A prostituição e o ambiente dos bordéis foram temas frequentes na obra de Di Cavalcanti, Oswaldo Goeldi e Lasar Segall, que se interessavam em observar uma vida marginal, precária e ilegal que não poderia acontecer à luz do dia. Desses artistas, estão expostas respectivamente obras como Fantoches da meia-noite (1921), O ladrão (1955) e Mulheres do mangue com espelhos (1926), que convidam o público a refletir sobre gênero e classe a partir da visão de homens brancos da elite cultural do país sobre mulheres e pessoas negras, pobres e em estado de decadência no contexto pós-abolição.

A quarta sala destaca uma figura mítica evocada pela lua cheia: o lobisomem. Um conjunto de obras de Ana das Carrancas, além de peças de madeira de Mestre Guarany e Artur Pereira, remetem ao personagem. As obras dividem o espaço expositivo com representações de formas lunares, em especial a obra monumental de Tomie Ohtake, Lua (políptico) (1984). Na sequência, paisagens noturnas que flertam com a abstração e a metafísica contrastam trabalhos como Fachada roxa e verde (início da década de 1960), de Volpi, com obras de artistas populares como Cafezal #1, de Adir Mendes de Souza, e Derrubada erótica (2013), de Nilson Pimenta, para pensar sobre o espaço do sonho e os enigmas oníricos.

Indissociável do tema da noite, a experiência do sonhar é contemplada na sexta sala, que se dedica ao imaginário do pesadelo e das assombrações. Em trabalhos como a escultura Exu-Caveira (1982–1983), é possível contemplar a reação de Chico Tabibuia às visões noturnas: convertido a uma religião que demonizava as entidades afro-brasileiras que ele cultuava anteriormente, o artista passou a esculpir na madeira esses espíritos que, segundo ele, insistiam em persegui-lo. Outros artistas como Mestre Galdino, Ulisses Pereira Chaves e Maria Martins também podem ser vistos pelo público. A alvorada marca o encerramento da exposição, trazendo ao último núcleo a transição da noite para o dia, com trabalhos de Djanira, Tereza Costa Rêgo e Heitor dos Prazeres.

Detalhes

Início:
22 março -10:00
Final:
27 julho -18:00
Categoria de Evento:
Website:
https://pinacoteca.org.br/

Local

Pinacoteca Luz
Av. Tiradentes, 273 – Luz
São Paulo, SP
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