A aquarela “Knabe in Matrosenanzug” [Garoto em Traje de Marinheiro] (1914) de Egon Schiele, que estava sob a guarda de um consignatário, será leiloada em 5 de março, com lance mínimo de US$ 1,3 milhão [c. R$ 7,5 milhões], integrando um dos leilões de arte compreendida entre os séculos XX e XXI na Christie’s de Londres. Esta é uma das mais de 80 obras de Schiele que pertenciam a Fritz Grünbaum, renomado artista de cabaré e colecionador austríaco, preso pela Gestapo em 1938, quando tentava fugir da Áustria após a anexação do país pela Alemanha nazista.
Grünbaum possuía uma coleção de mais de 400 obras, incluindo mais de 80 de Schiele, além de trabalhos de Rembrandt, Dürer, Rodin e Kollwitz, todas confiscadas durante o regime nazista. Após anos de esforços legais, seus herdeiros conseguiram recuperar ou estabelecer acordos para 12 obras de Schiele, provenientes de museus como o Carnegie Museum de Pittsburgh e o Allen Memorial Art Museum. Em 2018, a Suprema Corte de Nova York determinou que Grünbaum nunca renunciou voluntariamente às suas obras, estabelecendo um precedente para a recuperação de peças em coleções nos EUA.
O Art Institute of Chicago, no entanto, contesta a reivindicação de uma das obras dessa coleção, “Russian War Prisoner” [Prisioneiro de Guerra Russo] (1916), alegando que ela foi vendida legalmente por Mathilde Lukacs, cunhada de Grünbaum, em 1956. Por sua vez, a Christie’s reconheceu a procedência de “Knabe in Matrosenanzug” e afirmou que o leilão contribuirá para financiar iniciativas filantrópicas da Fundação Grünbaum Fischer.
É importante notar que, durante o regime nazista, muitas obras de arte moderna foram rotuladas como “degeneradas” e confiscadas, sendo leiloadas ou vendidas no exterior para financiar a máquina de guerra nazista. A recuperação dessas obras por seus legítimos herdeiros tem sido um processo complexo e prolongado, envolvendo batalhas legais e negociações internacionais.