Luiz Dolino, “Cenário de baile”, 2024 – Divulgação
A agenda de exposições de 2025 começou aquecida na Galeria Contempo. Após realizar individual da artista Ana Durães, será inaugurada no dia 15 de fevereiro a primeira coletiva do ano na casa da Gabriel Monteiro. “cons.tru.ção | definição em aberto” reunirá 13 artistas representados pelas sócias Márcia e Monica Felmanas: Aldir Mendes de Souza, Beto Fame, Greta Coutinho, João di Souza, Luiz Dolino, Márcio Swk, Marina Ryfer, Natan Dias, Pavel, Renato Dib, Rubens Ianelli, Sérgio Guerini e Thiago Nevs. Através de trabalhos nos mais distintos suportes, incluindo a pintura, a escultura e a instalação, cons.tru.ção aponta para o desenvolvimento recente de um grupo de artistas. Todos eles, jovens ou mais consolidados, comprovam que continuar produzindo é um exercício de reinvestir na construção de um sentido, ainda que seja ele pessoal e afetivo. A exposição poderá ser visitada até 8 de março.
A mostra coletiva traça um panorama da produção recente dos artistas da galeria. Tendo como disparador um trabalho de Aldir Mendes de Souza, “cons.tru.ção” é um convite a repensar a noção de construção no contemporâneo. O trabalho de Aldir, intitulado “A Cidade VI”, de 1979, é uma de suas incursões pela (até hoje irresolvida) querela entre cidade e campo. Entre as horizontais das plantações e as verticais assustadoras das metrópoles, Aldir estabeleceu um léxico pessoal para tratar das resultantes visuais do progresso. Sem ser judiciosa, sua pintura nos ajuda a posicionar melhor o problema que a exposição pretende conjecturar. Outro nome em destaque, Natan Dias – indicado ao Prêmio Pipa em 2024 -, é um artista que, junto ao ferro e ao seu significado nas culturas afrobrasileiras, repensa o construir. Em contraponto, Dolino, artista de carreira longeva, recombina diariamente um léxico exíguo, mas que parece ainda interminável.
“Os trabalhos reunidos neste pequeno e representativo recorte, com suas marcadas idiossincrasias, não pretendem responder à questão. Na verdade, nem desejam respondê-la. Cada um enfeixa por seu prisma o mundo e, num exercício reflexivo, reimagina o construir, oferecendo a ele um novo direcionamento”.
© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0
Desenvolvido por heyo.com.br