Carregando Eventos
Home Agenda Rio de Janeiro “Entre o mar, o rio e a pedra” de Marcelo Silveira na Nara Roesler

« Todos Eventos

“Entre o mar, o rio e a pedra” de Marcelo Silveira na Nara Roesler

11 fevereiro -10:00 até 5 abril -18:00

Marcelo Silveira, “Bolofote II”, 2023-2024. Crédito: Robson Lemos

Nara Roesler Rio de Janeiro apresenta, no dia 11 de fevereiro de 2025, às 18h, a exposição “Entre o mar, o rio e a pedra”, com obras do artista pernambucano Marcelo Silveira, em sua primeira individual na cidade.

Os trabalhos de Marcelo Silveira vão ocupar o térreo e a parede de pé direito duplo abaixo da claraboia da Nara Roesler Rio de Janeiro, oferecendo ao público a oportunidade de conhecer mais amplamente a produção do artista. Ao longo de 40 anos de trajetória, ele se consolidou como um dos grandes nomes da cena contemporânea. No dia da abertura, às 19h, haverá uma visita guiada à exposição com Marcelo Silveira e Daniela Name, autora do texto crítico.

As 17 obras que compõem a individual foram selecionadas pelo artista em conjunto com o núcleo curatorial da Nara Roesler, destacando seu processo de trabalho e pesquisa. A ideia de coleção e o fazer elaborado são centrais na exposição, evidenciados pelo uso de materiais como madeiras, revistas e fios de crina de cavalo.

A mostra apresenta duas obras inéditas da série “Bolofotes” (2023 e 2024) – termo nordestino para algo disforme, “quase como se colocasse três ovos em uma meia e que vai se configurando a cada movimentação”, explica o artista. Ele descreve seu processo como uma organização do espaço em construção contínua, na qual a madeira passa por sucessivos desgastes e acréscimos, ampliando sua prática de coleção.

Já na série “Sementes” (2024), composta por três obras, pequenos volumes de madeira cajacatinga se assemelham a sementes agrupadas em um único conjunto. “É fruto de experimentos com sobras de madeira. A primeira semente veio da junção de coisas esquecidas, a segunda ganhou um acréscimo, e a terceira foi feita do zero. Dá um trabalho infernal fazer”, brinca o artista. “A semente é a origem, é quem responde pela multiplicação da espécie. Voltar à origem é um processo recorrente no meu trabalho, seja na tela, seja nas pesquisas sobre as sementes da madeira que uso há anos. Quero que essas árvores voltem a existir, que eu possa encontrá-las com mais frequência.”

A madeira cajacatinga (Lamanonia speciosa), utilizada por Marcelo Silveira em suas esculturas, foi historicamente empregada na construção de engenhos de açúcar no sul de Pernambuco por sua resistência à água. Com o tempo, os engenhos deram lugar a pastos, restando apenas tocos parcialmente carbonizados, provavelmente devido à prática de queimadas nos antigos canaviais. Foi assim que o artista entrou em contato com o material.

“Peguei um desses tocos, desbastei e vi que a madeira estava totalmente boa. Elas sobraram na região porque ninguém levava para queimar em casa. Elas estavam me esperando… É um trabalho de prospecção e arqueologia, porque onde tem um toco, tem raiz, que às vezes é imensa e, em alguns casos, foi absorvida pelo solo e virou material orgânico.”

Detalhes

Início:
11 fevereiro -10:00
Final:
5 abril -18:00
Categoria de Evento:
Website:
https://nararoesler.art/

Local

Nara Roesler Rio de Janeiro
R. Redentor, 241 - Ipanema, Rio de Janeiro - RJ
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro Brasil
+ Google Map

© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0

Desenvolvido por heyo.com.br