Inaugurada em 1997, a Fundação Beyeler, localizada em Riehen, próximo a Basileia, na Suíça, abriga a coleção de arte reunida ao longo de cinco décadas pelo casal Hildy e Ernst Beyeler, composta por mais de 400 obras de artistas icônicos do período clássico ao contemporâneo. Lá estão trabalhos fundamentais de Max Ernst, Monet, Louise Bourgeois, Felix Gonzalez-Torres e Marina Abramovic, para citar alguns.
O edifício do museu foi projetado pelo arquiteto italiano Renzo Piano, nome conhecido por criar espaços que harmonizam arte, arquitetura e natureza. A estrutura chama a atenção pelo uso abundante de luz natural, transmitida pelas amplas janelas que exibem vistas para o parque ao redor.
Outro detalhe interessante é que Ernst Beyeler foi um dos cofundadores da Art Basel, uma das feiras de arte mais importantes do mundo, e fortaleceu uma forte conexão entre a fundação e o circuito artístico internacional.
Mas foram as exposições que garantiram o renome que a fundação carrega até hoje. Entre os artistas contemporâneos que já realizaram mostras individuais na instituição está Olafur Eliasson, dinamarquês que transformou o espaço expositivo em um ambiente preenchido por um líquido verde espesso em 2021, em sua obra site-specific intitulada Life.
![Vista de](https://eeb1663e.delivery.rocketcdn.me/wp-content/uploads/2025/01/19_p_olafur_eliasson_life_fondation_beyeler_mark_niedermann_yatzer-1024x577.jpg)
O calendário anual da instituição intercala exposições do acervo com mostras individuais de artistas. Neste ano, Yayoi Kusama apresenta sua maior retrospectiva no espaço, prevista para outubro. Instalações imersivas da artista, incluindo salas de espelhos e seus icônicos pontos infinitos, ocuparão a fundação. A mostra também dialoga com a forma como sua obra reflete suas experiências pessoais e uma visão única de infinito.
Gostou desse conteúdo e se interessa por descobrir coleções de arte importantes? Confira nosso conteúdo sobre a Fundação Cartier!