Locust Projects apresenta uma nova instalação imersiva de som cinético comissionada pela artista intermedia Alba Triana, baseada em Miami e reconhecida internacionalmente. Seu trabalho investiga a interseção entre arte, ciência e tecnologia, revelando a relação inseparável entre o ambiente ao nosso redor e as forças imperceptíveis que regem o mundo natural.
Dialogue with the Primordial Sea, no Locust Projects, expande a série Delirious Fields da artista, explorando o complexo jogo entre o tangível e o intangível, o individual e o coletivo, o acaso e a organização, além de processos auto-organizáveis da natureza. Engajando-se com esses fenômenos em grande escala, a instalação revela e imerge o espectador nas dinâmicas invisíveis que moldam a humanidade.
A instalação site-specific apresenta uma série de esferas magnéticas que alternam entre levitar e oscilar enquanto interagem com campos magnéticos invisíveis. Cada sistema consiste em uma esfera magnética e duas bobinas. Quando uma bobina emite um campo magnético, a esfera levita próxima a ela, manifestando a presença intangível do campo. Quando o campo se dissipa, a esfera oscila livremente, impulsionada pela gravidade. Como um todo, a instalação comporta-se como um organismo coletivo—uma entidade composta por partes inter-relacionadas que funcionam juntas, traçando linhas efêmeras de movimento pelas paredes do espaço. Controladas por um código probabilístico, as esferas exibem comportamentos individuais e coletivos. Em meio à aleatoriedade, momentos de imobilidade sincronizada e atividades sincronizadas emergem, evocando uma entidade viva que se autogera constantemente.
Comissionada pelo Locust Projects como parte da série Knight Digital Commission, esta obra site-specific oferece a Alba Triana uma oportunidade excepcional para ampliar suas explorações anteriores em uma instalação imersiva de grande escala. Transformando a Project Room em um espaço que incorpora forças e relações intangíveis, mas poderosas, Triana expande os limites de sua prática, aprofundando sua investigação sobre os reinos etéreos dos quais tudo—includingo os humanos e suas criações—emerge.
Dialogue with the Primordial Sea foi escolhido como “Curator’s Pick” pela Diretora Executiva Lorie Mertes, a partir de aplicações de artistas no edital Knight Digital Commissions de 2024.
© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0
Desenvolvido por heyo.com.br