A Spinello Projects apresenta The Last Man, a primeira exposição individual em galeria do artista cubano Marlon Portales.
A galeria apresenta uma série de novas pinturas que abordam profundamente questões relacionadas à masculinidade, identidade, relacionamentos e erotismo. Por meio de uma combinação de referências históricas e contemporâneas, além de uma estética distinta, Portales cria um corpo de trabalho ao mesmo tempo profundamente pessoal e universalmente ressonante.
A reverência de Portales pela história da arte é evidente em obras inspiradas por obras-primas como Portrait of an Artist (Pool with Two Figures) de David Hockney, Le Déjeuner sur l’herbe de Édouard Manet e as atmosferas românticas e oníricas dos Pré-Rafaelitas, infundindo suas pinturas com movimento e sensualidade. Nesta série, Portales retrata personagens e narrativas em cenários fictícios e oníricos, onde a natureza desempenha um papel simbólico, frequentemente representada de forma tropical e sedutora, envolvendo os personagens em uma aura de mistério e desejo. Suas figuras aparecem adornadas com armaduras refletivas de ouro e prata ou vestidas com trajes inspirados no barroco, unindo elementos da pintura histórica com sensibilidades modernas. Portales utiliza cenas noturnas para expressar sua crença de que a verdadeira essência de uma pessoa se manifesta mais intensamente à noite. Essas obras exploram as sombras metafóricas da psique humana, onde o eu e o outro, o real e o imaginado, se entrelaçam.
Uma peça central da exposição, também intitulada The Last Man, apresenta um homem perfurado por flechas em um barco, acompanhado por uma mulher de olhos fechados e outra figura nadando abaixo. Esta obra evoca o martírio de São Sebastião, símbolo associado ao sofrimento e à beleza masculina. Aqui, Portales utiliza essa imagem para refletir sobre a confusão em torno da identidade masculina, diante de discursos contraditórios sobre papéis de gênero tradicionais e as pressões impostas por expectativas sociais. O artista busca imaginar um novo tipo de homem, libertado dessas definições impostas.
Nessas pinturas, a masculinidade é fluida e complexa. Portales incorpora características tradicionalmente associadas ao feminino, como vulnerabilidade, beleza e empatia, nas identidades de seus sujeitos masculinos e vice-versa. Os personagens parecem existir em um estado de constante transformação, enfrentando uma mudança que questiona os atributos que valorizamos, encarnando a tensão entre quem são e quem se espera que sejam.
Portales convida os espectadores a confrontar sua própria autoimagem e os conflitos entre o pessoal e o social. É um espaço de reflexão, transformação e libertação, onde os limites da identidade são questionados e reimaginados. Por meio desta exposição, Portales afirma sua posição como uma voz significativa na pintura figurativa contemporânea, oferecendo uma meditação impactante e visualmente deslumbrante sobre a natureza da masculinidade no mundo moderno.
© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0
Desenvolvido por heyo.com.br