John Constable, “Study of Cirrus Clouds”, c. 1822, Victoria and Albert Museum. Doação de Isabel Constable. Imagem: © V&A Images / Victoria and Albert Museum, Londres
Por meio de pinturas como A tempestade iminente, de George Morland, e a luz atmosférica em A oficina do ferreiro, de William Mulready, é possível observar como os contemporâneos de Constable criaram cenas rurais. As obras místicas de William Blake transportam para o reino da paisagem espiritual, enquanto a paisagem poética e política é apresentada através de poesias e gravuras contemporâneas.
A exposição reúne esboços realizados pelo artista mais de vinte anos antes de produzir a obra finalizada em seu estúdio em Londres.
Quando The Hay Wain, de Constable, foi exibida no início do século XIX, alguns consideraram sua visão fiel da paisagem de Suffolk bastante radical. Atualmente, mais de 200 anos depois, a pintura é vista como uma representação tradicional da zona rural inglesa. Esse status levou artistas e ativistas a reinterpretar, editar e reagir à obra, especialmente à luz das mudanças climáticas.
Para contar a história de The Hay Wain, a exposição traça uma jornada pela paisagem da Inglaterra no início do século XIX, reunindo obras de artistas admirados por Constable e imagens criadas em resposta à sua pintura.
© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0
Desenvolvido por heyo.com.br