Seminário do MAM “Projetar museus, refletir públicos” abordará os desafios de comunicação nos museus

Nesta terceira edição, o seminário anual do MAM reúne profissionais da diretoria, curadoria e comunicação da Fundação Bienal, MALBA e Museu da Inconfidência, e outros

por Giovana Nacca
2 minuto(s)
Público na exposição 38º Panorama da Arte Brasileira Mil graus. Foto: André Teixeira

Em 30 de novembro, o Museu de Arte Moderna de São Paulo promove a terceira edição do seminário MAM Debate, intitulado “projetar museus, refletir públicos”. Com um dia inteiro de discussões e trocas de experiências, o evento, gratuito, explora os desafios das instituições de arte para se comunicar de forma significativa com públicos cada vez mais diversos e individualizados, em um mundo cada vez mais digital. A programação inclui falas de abertura e encerramento, além de duas mesas-redondas que contarão com profissionais do setor cultural, abordando estratégias e desafios na criação de conexões genuínas entre museus e sociedade.

A abertura será feita por Cauê Alves, curador-chefe do MAM São Paulo, que apresentará uma reflexão sobre o papel dos museus em uma sociedade que valoriza a personalização e a representatividade. Na sequência, a mesa 1, intitulada “Projeção pública: Museus e seus programas”, reunirá Alex Calheiros, diretor do Museu da Inconfidência (MG), Cintia Maria, diretora do Museu Nacional da Cultura Afro-brasileira – MUNCAB (BA) e Marília Bonas, diretora técnica do Museu do Futebol (SP), com mediação de Heloisa Espada, docente e curadora do Museu de Arte Contemporânea da Universidade São Paulo (SP). O debate propõe aos convidados que discutam as maneiras que as diferentes instituições se projetam para os seus públicos, especialmente através das propostas programáticas e curatoriais, e que analisem os efeitos reais das proposições.

No período da tarde, a mesa 2, “Comunicação integrada: Museus e suas redes”, contará com Caroline Carrion, superintendente de comunicação da Fundação Bienal de São Paulo, Fernando Bruno, coordenador de projetos digitais do Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires – MALBA, e Lorena Vicini, gerente de estratégia e transformação do Instituto Inhotim, com mediação de Ane Tavares, coordenadora de comunicação do MAM São Paulo. A proposta é que os convidados apresentem as estratégias de comunicação e criação empregadas a fim de se relacionarem com o público e suas comunidades, integrando as respectivas programações presenciais, com a dimensão digital ou virtual em que, grande parte do contato com o público se dá hoje.

Para o encerramento, Kássia Borges, artista indígena, membro do coletivo MAHKU (Movimento dos Artistas Huni Kuin), curadora do MASP e do Museu do Índio da UFU, discutirá as relações entre tradição e contemporaneidade nos espaços museológicos, considerando as perspectivas das culturas originárias.

Serviço:

MAM Debate 2024: Projetar museus, refletir públicos

30 de novembro, sábado, das 11h às 18h
Local: Auditório Walter Zanini, no MAC USP
Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301
Inscrições gratuitas na Sympla

Programação:

11h – fala de abertura
Cauê Alves, curador-chefe do MAM São Paulo

11h30 – mesa 1 “Projeção pública: Museus e seus programas”

Participantes:
Alex Calheiros, diretor do Museu da Inconfidência (MG)
Cintia Maria, diretora do Diretora do Museu Nacional da Cultura Afro-brasileira – MUNCAB (BA)
Marília Bonas, diretora técnica do Museu do Futebol (SP)

Mediação:
Heloisa Espada, docente e curadora do Museu de Arte Contemporânea da Universidade São Paulo (SP)

15h30 – mesa 2 “Comunicação integrada: Museus e suas redes”,

Participantes:
Caroline Carrion, superintendente de comunicação da Fundação Bienal de São Paulo (SP)
Fernando Bruno, coordenador de projetos digitais do Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires – MALBA, (Argentina)
Lorena Vicini, gerente de estratégia e transformação do Instituto Inhotim (MG)
Mediação:
Ane Tavares, coordenadora de comunicação do MAM São Paulo

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