Com Earth & Sky, Lorna Simpson apresenta um novo conjunto de obras que explora nossas relações — físicas e metafísicas — com forças invisíveis que atuam sobre nós de maneira individual e geracional, desafiando e, ao mesmo tempo, fortalecendo nosso senso de humanidade. A exposição inclui uma série de pinturas monumentais inspiradas no livro de 1929 Minerals from Earth and Sky, além de um par de grandes pinturas que retratam o impacto de balas disparadas.
Com uma paleta monocromática de tintas iridescentes em tons prateados e pretos saturados, as pinturas de Simpson convidam o espectador a contemplar tanto a beleza das forças naturais quanto o impacto da violência que se manifesta de fontes invisíveis, seja por objetos interestelares em direção à Terra ou balas letais disparadas de armas. As formas esculturais antigas e as texturas cintilantes dos meteoritos assumem o aspecto de esculturas abstratas e ameaçadoras, moldadas pelo tempo e pela velocidade, enquanto os buracos de balas em serigrafia são transformados alquimicamente em composições que, à distância, lembram constelações benignas de estrelas. Juntas, as pinturas incandescentes de Simpson destacam o perigo oculto na beleza e, inversamente, a beleza oculta no perigo. Elas nos colocam frente a frente com fenômenos raramente testemunhados pelo olho humano, convidando-nos a nos situarmos no contexto do cosmos.
Apresentadas em uma atmosfera semelhante a um templo, onde a escala humana e o tempo geológico se confundem, as obras de Simpson são acompanhadas por uma nova escultura textual em parede, referenciando uma história contada no mesmo livro didático, que descreve o espanto de um meeiro negro ao ver um meteorito cair ao seu lado, ainda quente de sua trajetória pelo espaço.
A escultura textual em parede, Earth & Sky, conecta conceitualmente as pinturas de meteoritos e buracos de bala de Simpson, evocando muitas de suas primeiras obras de texto e imagem celebradas, e ampliando ainda mais os temas de identidade, representação e autoria que têm definido sua obra. Em paredes perpendiculares, duas versões de um trecho do livro mencionado se espelham, com letras montadas em pinos que lançam sombras fugazes.
Aqui, Simpson compartilha a história do meteorito e do meeiro negro no Mississippi que o encontrou — um homem não identificado no volume original, mas revelado pela pesquisa recente da artista como Ed Bush. Ao remover e substituir algumas palavras-chave nas frases, Simpson reorganiza o significado através do tempo, trazendo uma nova dimensão para a forma como recebemos e valorizamos uma história humana.
© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0
Desenvolvido por heyo.com.br