Após cinco anos como curador-chefe no El Museo del Barrio, em Nova York, Rodrigo Moura será o novo curador do Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires (MALBA).
No Brasil, o trabalho do curador mineiro é lembrado e respeitado especialmente por suas atuações no Inhotim, em Brumadinho, de 2004 a 2016, de onde saiu para ser curador-adjunto no MASP, em São Paulo, até 2018. No El Museo del Barrio, ele tem expandido o alcance da coleção para melhor refletir as diásporas latinas e caribenhas presentes no país. Agora no MALBA, também dedicado à arte moderna e contemporânea latina, imagina-se que Moura possa dar sequência a esta pesquisa tendo maior projeção internacional.
Além da instituição argentina ter como uma de suas principais atrações o “Abaporu” de Tarsila do Amaral e “O Impossível” de Maria Martins, ao longo deste ano, as relações com Brasil se estreitaram ainda mais até a culminação deste anúncio: a programação anual do museu estreou com uma individual de Rosana Paulino, e encerrará com a atual exposição de Tunga.