Anita Schwartz Galeria de Arte apresenta, no dia 6 de novembro de 2024, às 19h, da exposição “Reverter”, com uma grande instalação inédita do artista Afonso Tostes: uma espiral feita com bambus, medindo 2,5 metros de altura e cobrindo uma área de 64 metros quadrados, que ocupará o andar térreo do espaço na Gávea, por onde o público poderá caminhar.
Além deste trabalho, serão exibidas também pinturas inéditas — duas no piso térreo e as demais no segundo andar expositivo — feitas com pigmentos coloridos recolhidos pelo artista em seu ateliê, ao serrar e lixar madeiras para suas esculturas.
O artista conta que há três anos vinha desenvolvendo a ideia da instalação, começando com desenhos e depois maquetes, até que em 2023, durante uma residência na Casa Wabi, em Puerto Escondido, no México, realizou a primeira experiência em escala humana, ao ar livre, usando barro, madeira e areia [imagem ao lado, com vista de cima].
Afonso Tostes explica que “não se trata de um labirinto, mas um percurso em que a pessoa chega a um vértice e caminha no sentido oposto, saindo do outro lado”. “É uma espiral dentro de outra espiral, em sentido inverso. Mesmo que pareça que a pessoa está andando para trás, ela está indo adiante, sempre em frente”, diz. Ele comenta que “a espiral é uma imagem que aparece há muito tempo na história da arte e está presente nas culturas tradicionais, como na afro-brasileira, como representação de retorno e conexão com a ancestralidade, em sentido anti-horário”. Depois de experimentar várias possibilidades, ele escolheu o bambu como material, alinhado ao seu trabalho em madeira.
A curadora Cecília Fortes acrescenta que “no andar térreo da galeria, são apresentados também trabalhos em carvão, madeira e sisal, trazendo uma alusão mais direta à temática ambiental e urgente presente na exposição”.
© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0
Desenvolvido por heyo.com.br