“Tituba, qui pour nous protéger?” é uma exposição coletiva que reúne onze artistas da França, Grã-Bretanha e América do Norte, com trajetórias na diáspora caribenha e africana, para uma reflexão sobre as relações entre luto, memória, migração e ancestralidade. A exposição reflete de forma mais específica sobre o papel cotidiano desempenhado por nossos entes queridos que perdemos, nossas memórias, mitos, sonhos e o invisível como protetores espirituais e amigos imaginários.
Reunindo práticas diversas, incluindo escultura, filme, fotografia, pintura e instalação, “Tituba, qui pour nous protéger ?” apresenta narrativas que se desenrolam em uma escala íntima e coletiva, transgeracional e histórica, mas também simbólica e material. O romance Moi, Tituba, sorcière noire de Salem (1986) de Maryse Condé serve como ponto de partida para a exposição. Em um gesto poético e sororal, a personagem homônima Tituba é invocada como figura de proteção, e a exposição tece, assim, uma interconexão entre a criação artística e literária.
Artistas: Naudline Pierre, Abigail Lucien, Rhea Dillon, Miryam Charles, Monika Emmanuelle Kazi, Naomi Lulendo, Inès Di Folco Jemni, Liz Johnson Artur, Tanoa Sasraku, Claire Zaniolo, Massabielle Brun
Curadora: Amandine Nana
© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0
Desenvolvido por heyo.com.br