Carregando Eventos
Home Agenda Paris “Heinz Berggruen, a dealer and his collection” no Musée de l’Orangerie

« Todos Eventos

“Heinz Berggruen, a dealer and his collection” no Musée de l’Orangerie

02/10/2024 -09:00 até 27/01/2025 -18:00

Paul Klee, Paysage en Bleu (Landschaft in Blau) (detalhe), 1917 © bpk / Museum Berggruen, Propriedade Privada / Jens Ziehe / MBGP

Na mesma linha de Paul Guillaume, o colecionador e marchand alemão Heinz Berggruen construiu uma coleção excepcional de mestres do século XX. Esta exposição explora o relacionamento desse peculiar galerista com seus artistas e sua rede no mercado de arte no pós-guerra em Paris.

Descrever a vida de Heinz Berggruen como um destino seria incorreto. Nascido em uma família judia em Berlim, ele buscou refúgio na Califórnia no início da Segunda Guerra Mundial. Após estudar na França, seus primeiros contatos com o mundo da arte foram em São Francisco. Com o fim da guerra, Berggruen preferiu retornar à Europa, primeiro como jornalista em seu país natal e depois na sede da UNESCO em Paris. Aos poucos, cansado, começou a se envolver no mercado de arte: inicialmente abriu uma galeria na Place Dauphine e, posteriormente, mudou-se definitivamente para a Rue de l’Université, onde se especializou em artes gráficas de artistas modernos.

Apaixonado pelo seu trabalho, ele rapidamente fez contatos no mundo cultural de Paris, conhecendo não apenas artistas para exibir, mas também poetas, marchands, historiadores, críticos e colecionadores da época. Berggruen consolidou sua reputação na capital e, graças ao sucesso, se tornou “seu melhor cliente”. Guiado por seus próprios gostos e afinidades, ele construiu uma sólida coleção de obras do século XX de seus mestres favoritos: Picasso e Klee.

A exposição, organizada entre monografias e temas específicos, destaca acima de tudo os gostos pessoais de Berggruen. Embora seja evidente que ela abordará quase exaustivamente as carreiras de Picasso e Klee, assim como os notáveis recortes de Matisse e as esculturas esguias de Giacometti, o foco será em Heinz Berggruen, suas escolhas, encontros e afinidades que orientaram a criação dessa coleção.

Doada ao estado alemão em 2000, alguns anos antes da morte do colecionador, esta vasta coleção ressoa especialmente com a coleção Walter-Guillaume no Musée de l’Orangerie. Cerca de cem obras-primas de Picasso, Klee, Matisse e Giacometti ajudam a ressaltar a importância de um grande protagonista da arte parisiense da segunda metade do século XX.

Detalhes

Início:
2 outubro -09:00
Final:
27/01/2025 -18:00
Categoria de Evento:
Website:
https://www.musee-orangerie.fr/en/whats-on/exhibitions/heinz-berggruen-dealer-and-his-collection

Local

Musée de l’Orangerie
Jardin Tuileries Paris Département de Paris
Paris, Paris França
+ Google Map

© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0

Desenvolvido por heyo.com.br