A Gagosian apresenta uma exposição de novas pinturas de Jonas Wood, que será inaugurada na galeria Grosvenor Hill em Londres no dia 7 de outubro de 2024. Nessas obras, Wood expande a linguagem visual distinta que desenvolveu ao longo de duas décadas, explorando as dinâmicas de cor, padrão e espaço através do tratamento de temas recorrentes, como plantas, família e interiores. Simultaneamente exuberantes e obsessivas, íntimas e imaginativas, as pinturas em exibição — como grande parte do trabalho de Wood — são marcadas pela interação de aparentes opostos.
As composições de Wood são caracterizadas por mudanças abruptas, o choque de passagens gráficas contrastantes e sutis variações de escala e perspectiva, tudo dentro de um plano de imagem comprimido. Essas qualidades resultam de seu elaborado processo de estúdio: o artista trabalha a partir de fotografias que ele frequentemente altera e colage manualmente, formando assim a base para os desenhos preparatórios a partir dos quais derivam as pinturas. Por meio dessas etapas, ele transforma volumes, superfícies e texturas em blocos densos de padrões e cores vibrantes.
As obras enfatizam sua natureza composta e plasticidade pictórica, com efeitos de desestabilização gerados por elementos compositivos conflitantes. Japanese Garden with Temple (todas as obras de 2024), uma representação de um jardim em Quioto, oscila entre o caos e a ordem, entre o excesso e a economia, enquanto uma cacofonia de flora e folhagem encontra um equilíbrio fora do comum. Em Self-Portrait with Home Depot Cart, Joint, and Phone, que se baseia em várias fontes fotográficas, a figura do artista — retratada em escala diminuta — praticamente desaparece em meio à alvenaria e ao mural de camuflagem no prédio ao fundo, bem como no aglomerado de plantas à frente, mas ainda assim ele permanece como o núcleo temático e compositivo da pintura.
© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0
Desenvolvido por heyo.com.br