Carregando Eventos

« Todos Eventos

“Serge Poliakoff: Image Divine” na Almine Rech

7 setembro - 10:00 - 5 outubro - 18:00

Poliakoff concebia a arte como um mundo de Deus. Ele se mudou para a França há 100 anos, em 1923, e passou a maior parte de sua vida lá. O artista refletiu certa vez: “Se eu não tivesse vindo para Paris, talvez eu não fosse pintor.” Kandinsky, também da Rússia, reconheceu o talento de Poliakoff e recomendou seu trabalho a galeristas. Em 1962, Poliakoff representou a França na Bienal de Veneza.

Ele era um artista contemplativo. Três influências principais deixaram um impacto duradouro sobre ele: a arte bizantina, a pintura italiana da época de Giotto e os ícones russos. “Quando criança, fiquei impressionado com a beleza dos ícones nas igrejas russas, e essa impressão ficou comigo. Guardei traços disso na minha arte”, lembrou o pintor.

Para Poliakoff, criar uma pintura era um processo de busca por harmonia, combinando formas e técnicas. Ele queria “seguir os Velhos Mestres” e muitas vezes ia ao Louvre, onde levava seu filho Alexis. Quais pinturas eles observavam? Alexis se lembra de A Coroação da Virgem, de Fra Angelico, e A Batalha de San Romano, de Paolo Uccello. Ao estudar São Francisco de Assis, de Giotto, Poliakoff se interessava pelas vestes do papa adormecido. Todas essas obras tratavam de problemas relacionados à fronteira entre a imagem e o fundo e à textura da superfície pintada.

— Dr. Dimitri Ozerkov

Detalhes

Início:
7 setembro - 10:00
Final:
5 outubro - 18:00
Categoria de Evento:
Evento Tags:
,
Website:
https://www.alminerech.com/exhibitions/10067-serge-poliakoff-image-divine

Local

Almine Rech Paris
18 avenue Matignon
Paris, França
+ Google Map
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support