Michael Dean apresenta They Early Doors, uma exposição individual em São Paulo, que acontece entre a Mendes Wood DM e a Casa Iramaia.
Seria possível descrever as relações existentes em uma experiência através da sintaxe? Para o artista Michael Dean, as perspectivas dessa pergunta impulsionam sua investigação contínua sobre a transmutação da linguagem, uma tarefa que ele realiza por meio de práticas sobrepostas de escultura, escrita e tipografia. Empregando, com frequência, estruturas tridimensionais para publicar suas ideias, Dean exerce a necessidade de alocar palavras a símbolos, ativando cada espaço para criar experiências. Em de They Early Doors, o artista retoma suas reflexões sobre a natureza e a condição pós-humana, apresentando um novo corpo de trabalho na forma de esculturas de concreto moldadas à mão e manipuladas com fogo.
O ponto de partida para They Early Doors é uma fotografia despretensiosa de um campo de futebol capturada pelo artista em uma manhã de primavera. Uma cena banal em um parque local na Inglaterra, composta de uma trave sem rede em um campo aparentemente deserto. Presentes no local, alguns pássaros repousando servem como os únicos observadores vivos. A encenação dessa fotografia, ou dessa experiência, levou Dean a identificar a sintaxe dos elementos presentes: Três traves de gol, o potencial do momento pontuado pelos pássaros ou o vislumbre da presença humana na grama recém-aparada.
Usando esse modelo de redigir um texto em um ambiente, o artista define as palavras que ressoam com o vocabulário presente à vista. Transcrevendo sentimentos em esculturas de concreto, Dean faz um uso vigoroso da técnica de cerâmica, tratando o concreto, em vez de argila, com fogo, e manipulando o material inteiramente à mão. Por meio de moldes de prensa e formas manuais, ele cria formas concretas que testemunham o ambiente capturado pela câmera. Traduzindo a fisicalidade das traves de gol em utensílios de concreto texturizado ou registrando as imagens de pássaros como símbolos monetários. Enfatizando a importância da técnica da cerâmica no seu trabalho, Dean molda o concreto jogado à mão, queima-o com esmalte fundido e, muitas vezes, preserva evidências da natureza no material. Trabalhar com concreto é uma escolha que o artista descreve como democrática, um marcador de uma linguagem fluida a ser modificada de acordo com a necessidade.
Para Roland Barthes,1 essa natureza evolutiva do significado constitui a diferença essencial entre uma obra que deve ser interpretada e uma obra que deve ser vivenciada. Para Dean, essa é uma constante que sempre o levou a desafiar as noções de autoria em uma exposição. Convidando os espectadores a se tornarem protagonistas, tanto quanto o artista por trás da obra, um processo de manifestação por meio do qual ele mesmo se retira da experiência. Sem procurar discernir, They Early Doors convida os visitantes a abraçar o inesperado, contribuindo assim para a inscrição de novos significados.
[1] Roland Barthes, Da Obra ao Texto, 1971
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